Cultura, Matosinhos

Exposição “30 Obras, 30 Mestres na Coleção Municipal” inaugura no próximo dia 9 de Março em Matosinhos

A exposição “30 Obras, 30 Mestres na Coleção Municipal” inaugura no próximo dia 9 de Março (Sábado), pelas 16h00, no Museu da Quinta de Santiago, estrutura museológica tutelada pela Câmara Municipal de Matosinhos.

A mostra engloba uma seleção de trinta obras de pintura, escultura, desenho e gravura de trinta artistas que integram a vasta coleção artística da Autarquia. Pretende-se dar a conhecer ao público algumas das obras mais marcantes que a Câmara de Matosinhos adquiriu, através de uma criteriosa política de aquisições, em especial nas últimas três décadas.

Estarão patentes obras de arte moderna e contemporânea, desde 1840 até aos nossos dias, de grandes artistas portugueses e estrangeiros.

Alguns dos principais seguidores do movimento do Romantismo estão representados, como o italiano Auguste Roquemont, Francisco José Resende ou o célebre escultor António Soares dos Reis.

Por sua vez, do movimento naturalista, a mostra inclui obras de Marques de Oliveira, que introduziu com Silva Porto esta corrente artística em Portugal, na década de setenta do século XIX, Veloso Salgado, Aurélia de Sousa, Joaquim Lopes ou Agostinho Salgado.

Do período modernista destaca-se um conjunto significativo de serigrafias de grandes criadores nacionais, tais como Vieira da Silva, Júlio Resende, Manuel Cargaleiro, Nikias Skapinakis, e do catalão Antoni Tápies.

De realçar ainda a presença de obras de Jorge Pinheiro, Armando Alves, José Rodrigues e Ângelo de Sousa, artistas que formaram, no final dos anos sessenta, o grupo “Os Quatro Vintes”, após terem concluído Belas Artes com vinte valores.

Estarão também expostas obras de grandes mestres da arquitetura, pintura e escultura, que deixaram marca em Matosinhos, como Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura, agraciados com o prémio Pritzker, Fernando Távora, António Carneiro, Augusto Gomes, Irene Vilar e Barata Feyo.

A exposição estará patente até 5 de Maio.

 

Informações:

Museu Quinta de Santiago

Rua de Vila Franca, 314, Leça da Palmeira, Matosinhos.

museuqsantiago@cm-matosinhos.pt

Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal

casadobosque@cm-matosinhos.pt  | Tel: 229952401

 

Horário Museu e exposição:

Até 31 Março | terça a sexta: 10h-13h | 15h-18h . sábados, domingos e feriados: 15h-18h

A partir de 1 Abril | terça a domingo, incluindo feriados: 10h-13h | 15h-18h

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *