Póvoa de Varzim, Sociedade

Município da Póvoa de Varzim estimula economia do concelho

Município estimula economia do concelhoFoi perante uma sala cheia que Olga Machado, gestora de projetos da ANJE, deu a conhecer os Sistemas de Incentivos às Empresas, num workshop promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em parceria com a ANJE e com a colaboração do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

A sessão decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, ao final da tarde de ontem, e contou com a presença de Lucinda Delgado, Vereadora do Pelouro de Desenvolvimento Local, Célia Ribeiro, do Departamento de Incubação da ANJE, de Álvaro Amorim, Diretor do Instituto do Emprego e Formação Profissional da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Lucinda Delgado revelou que “a Câmara Municipal, através do Gabinete de Promoção ao Investimento, Investemais organiza, em parceria com a ANJE e com a colaboração do Instituto do Emprego e Formação Profissional, este workshop sobre os “Sistemas de incentivos do QREN”, que estou certa é indispensável para obtermos ou reforçarmos a nossa informação relativa aos incentivos atualmente disponíveis para a dinamização e desenvolvimento das Nossas empresas e dos Nossos projetos de investimento.

São várias as áreas com fundos de apoio às empresas disponíveis no decorrer deste ano: Inovação Produtiva; Empreendedorismo Qualificado; Qualificação de PME; Investigação e Desenvolvimento Tecnológico nas Empresas; Qualificação e Internacionalização de PME”.

A Vereadora agradeceu a colaboração da ANJE, “que tem sido uma parceira fundamental no novo impulso que temos imprimido na nossa ação em prol de mais empreendedorismo e maior dinamização económica da Póvoa de Varzim” e também ao Centro de Emprego local, “por todas as diligências desenvolvidas no sentido de encontrar oportunidades profissionais para a nossa população ativa”.

Este workshop insere-se na nossa estratégia de estimular a atividade económica do concelho, constatou a autarca.

“Consciente dos atuais constrangimentos que a conjuntura nacional e internacional nos coloca, a Câmara Municipal tem vindo a tomar medidas no âmbito da fiscalidade municipal e a dinamizar um conjunto de iniciativas com o fim único de oferecer ferramentas e apoios aos agentes da economia local: Diminuímos o imposto municipal sobre imóveis (IMI); Reduzimos diversas taxas municipais relacionadas com as atividades económicas: publicidade; esplanadas; espaços municipais; entre outras; Implementamos um Conselho Municipal das Atividades Económicas; Dinamizamos e divulgamos o Centro de Incubação de Empresas da Póvoa de Varzim em parceria com a ANJE; Estabelecemos frequentemente parcerias de ação com a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, com a Associação Comércio ao Ar Livre, com a ESEIG, com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, com a Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal e com a ANJE; Com o objetivo de aumentar a difusão e presença da atividade dos agentes económicos locais na comunicação social, fortalecendo a visibilidade das potencialidades da Póvoa de Varzim, realizando ações conjuntas e proporcionando o acesso a diversas publicações em condições vantajosas, celebramos um protocolo inovador com o grupo editorial Vida Económica.

Com os nossos parceiros, temos promovido um conjunto de workshops e conferências com enfoque em temas de interesse para empreendedores e futuros empresários e estão já agendados para os próximos meses mais workshops. E já no próximo dia 17 de abril, neste mesmo espaço, apresentaremos o Road Show de Empreendedorismo Integrado da ANJE”, informou.

E sobre o trabalho desenvolvido pelo Município poveiro, Lucinda Delgado afirmou: “Temos um desiderato: informar, promover, dinamizar, apoiar, incentivar e impulsionar o empreendedorismo e a economia da Póvoa de Varzim. Quero também expressar a importância do trabalho em equipa, quer no seio da Câmara Municipal entre vários serviços, quer as várias parcerias que estabelecemos. Mais que nunca o trabalho em rede, o trabalho partilhado é fundamental para alcançarmos o sucesso”.

Olga Machado informou sobre os diferentes Sistemas de Incentivos, especialmente no âmbito do QREN, nomeadamente, Sistema de Incentivos à Inovação, Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME e Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico nas Empresas.

A gestora de projetos da ANJE considera que é fundamental que os empresários tenham uma noção dos apoios que efetivamente existem e, neste sentido, surgiu esta parceria com o município da Póvoa de Varzim que vai permitir dar esse contributo aos interessados.

Olga Machado esclareceu que existe um vasto leque de apoios, dependendo do montante do investimento e do local onde vai ser realizado. Para além disso, revelou que existe também uma Bolsa para o Empreendedorismo que pretende apoiar potenciais empresários na criação do seu negócio.

Para mais informações sobre candidaturas e acesso aos respetivos formulários, a oradora remeteu para a página do QREN, http://www.pofc.qren.pt/areas-do-compete/incentivos-as-empresas

Célia Ribeiro fez uma breve apresentação do Centro de Incubação da Póvoa de Varzim, criado em parceria com a ANJE, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de projetos empresariais da região, disponibilizando um conjunto de recursos e serviços de apoio às empresas incubadas. As instalações do Centro são constituídas por oito gabinetes, uma sala de reuniões e uma receção. Existe ainda a incubação virtual que presta apoio a empresas que, para além de envolverem poucos recursos, desenvolvem atividades que não exigem, ou não justificam, o investimento em infraestruturas. Nestes casos, o Centro de Incubação serve de base física de negócios, funciona como sede social e também como ponto de encontro entre empresários, clientes e parceiros através da utilização dos serviços de secretariado, bem como de espaços comuns, de que é exemplo a sala de reuniões.

Para mais informações sobre o Centro de Incubação, contacte o Investemais – Gabinete de Promoção ao Investimento da Póvoa de Varzim através do número de telefone 252 090 193, do endereço eletrónico investemais@cm-pvarzim.pt ou dirigindo-se ao Gabinete, na Praça do Almada, no edifício dos Paços do Concelho.

Álvaro Amorim apresentou os vários programas disponíveis através do Instituto de Emprego e Formação Profissional, que desempenha um papel de consultor, adaptando os melhores programas às empresas e instituições. Os interessados podem encontrar mais informações em www.iefp.pt ou dirigir-se ao Instituto de Emprego e Formação Profissional.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *