Mangualde, Sociedade

Mangualde assinala Dia Mundial do Consumidor

O Dia Mundial do Consumidor será assinalado em Mangualde através de uma sessão informativa sobre “Extinção das tarifas reguladas e a mudança de comercializador de energia”. O encontro, organizado pelo Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde, da Rede Social de Mangualde e da DECO – Delegação Regional de Coimbra, decorrerá no próximo dia 15 de março, pelas 14h30, no auditório da Câmara Municipal. A ação é de entrada livre e dirige-se ao público em geral, a todos os consumidores.

 

Trata-se de uma sessão de esclarecimento para consumidores sobre a mudança de comercializador de eletricidade e gás natural. As recentes alterações no mercado energético, com a extinção das tarifas reguladas e a mudança de comercializador de energia exigem que o consumidor esteja mais informado para que no processo de transição estejam salvaguardados os seus direitos. Neste sentido, o objetivo é contribuir para uma maior e melhor informação aos consumidores de energia, sobre o processo de extinção de tarifas de venda a clientes finais.

 

Serão abordados temas da «Liberalização e abertura do mercado: distinção entre mercado regulado e mercado liberalizado; extinção das tarifas reguladas; consequências da extinção das tarifas reguladas; tarifas transitórias. Para que servem?», bem como a «Contratação do fornecimento de eletricidade e gás natural: formas de contratação: modalidades; processos e procedimentos; a mudança passo a passo. O que e como fazer?». Por fim, serão abordados os temas «Deveres de informação» e «A Proteção especial dos consumidores economicamente vulneráveis».

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *