Oliveira de Azeméis, Sociedade

17.ª edição do “Mercado à Moda Antiga” chega em maio a Oliveira de Azeméis

O Mercado à Moda Antiga já tem data marcada: a 17.ª edição está agendada para os dias 25 e 26 de maio em Oliveira de Azeméis.

 

A 17.ª edição deste que é considerado o maior evento cultural de Oliveira de Azeméis tem já data marcada: 25 e 26 de maio.

 

Diversas Associações Recreativas, Culturais e Humanitárias do concelho estão já a ser convidadas a aderir a este evento. Em 2012, o Mercado à Moda Antiga envolveu mais de três dezenas de coletividades, perfazendo um total de uma centena de tendinhas, expositores e tasquinhas tradicionais. Desta forma, pretende-se que as ruas centrais da cidade se transformem com a animação “do tempo dos avós”. A organização é do GRACC – Grupo Recreativo, Associativo e Cultural de Cidacos, em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

Para além de proporcionar um momento de lazer, o Mercado à Moda Antiga é já uma referência no que diz respeito ao envolvimento dos usos e costumes do final do Séc. XIX, início do Séc. XX, recriados nos dias de hoje como uma verdadeira partilha de saberes por novos e mais velhos das 19 freguesias do concelho. O programa, a anunciar, prevê incluir um festival de música tradicional, danças e cantares, bombos e gigantones, animação de rua e danças históricas.

 

A organização espera que, para além do envolvimento das diversas Associações do concelho, também possa contar com a participação do comércio local, através da realização de concertos e atuações no interior das lojas, decoração das montras e do trajar diferente do seu “staff”.

De forma singular, está a ser de igual modo preparado o foi Cartaz da edição de 2013. Mais uma vez será dado destaque a uma fotografia inédita, original e desconhecida do grande público.

 

Organização aberta a sugestões e novas ideias
A organização do evento está a receber sugestões de todos os interessados – sugestões de animação, de novos grupos e novos talentos. Os interessados devem enviar um mail com as suas ideias para mercado.a.moda.antiga@gmail.com   .

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *