Sociedade, Valongo

Simulacro vai envolver todas as corporações de bombeiros do distrito do Porto em Valongo

No próximo dia 02 de março, o concelho de Valongo vai pôr à prova o seu Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil. Para o efeito, está a ser preparado um simulacro de grandes dimensões que irá testar um vasto conjunto de meios de socorro a nível distrital.

Organizado pela Câmara Municipal de Valongo e pelo Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto da Autoridade Nacional de Proteção Civil, com o apoio de inúmeras entidades, este simulacro vai envolver cerca 118 veículos, 514 operacionais e 165 figurantes, dos diversos agentes de proteção civil do Distrito, dos que se salientam todos os Corpos de Bombeiros Voluntários do Distrito, INEM, GNR, PSP, Sapadores Florestais, Hospital de S. Martinho, AFOCELCA, SCERA Rádio Amadores, Fraternidade Nun´Alvares.

A partir das 11 horas, com o início de um incêndio florestal, vai-se despoletar um conjunto de situações que vão testar a rapidez e eficiência dos meios de socorro existentes no distrito do Porto. Às 13 horas será ativado o Plano Municipal de Proteção Civil e partir desse momento o concelho de Valongo será transformado num verdadeiro teatro de operações.

Ao longo da tarde serão realizadas inúmeras ações, num total de 16 cenários. Incêndios florestais, incêndios urbanos com evacuação de pessoas, resgate num fojo, incêndio no Hospital de S. Martinho com evacuação total, evacuação da Aldeia de Couce, resgate no Rio Ferreira, resgate numa ravina e incêndio urbano no “Sanatório”, são alguns dos cenários que vão colocar à prova os inúmeros meios envolvidos neste simulacro. As evacuações do Hospital de S. Martinho e da Aldeia de Couce vão “obrigar” à montagem de um Posto Médico Avançado nas traseiras do Hospital onde serão prestados os cuidados médicos às vítimas.

A coordenação de todos estes meios será feita a partir do Posto de Comando que ficará localizado junto à  Biblioteca Municipal de Valongo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *