Cultura, Reguengos de Monsaraz

Exposição em Reguengos de Monsaraz pretende incentivar a população a utilizar os tradicionais sacos do pão em pano

Casa das Avós (3)Os tradicionais sacos do pão feitos em pano vão ser o tema da próxima exposição na Casa das Avós, um projeto da comunidade que está a decorrer na aldeia dos Motrinos, concelho de Reguengos de Monsaraz. Na antiga escola primária desta aldeia, agora denominada Casa das Avós, cerca de 15 senhoras com idades entre os 55 e os 80 anos estão a produzir sacos do pão para apresentarem a partir de abril na mostra “O pão de cada dia”, que tem como objetivo incentivar o uso destes artigos tradicionais pela população quando vai à padaria, em vez dos comuns sacos plásticos tão prejudiciais para o ambiente.

 

Assim, estão a convidar todas as pessoas interessadas em participar na exposição para produzirem um saco do pão em pano e o entregarem na Casa das Avós até ao dia 31 de março, às terças e quintas-feiras, entre as 10h e as 18h. Os sacos serão devolvidos no final da mostra na expetativa de que a população altere os seus hábitos quando vai comprar pão e use o tradicional saco de pano.

 

Esta será a segunda exposição produzida pela iniciativa social Casa das Avós, depois da mostra “Arte Comunitária”, que esteve patente no final do ano passado e que apresentou mais de uma centena de artigos de uso regional que dantes eram utilizados no Alentejo, como rendas, bordados, taleigas, alforges, bonecas de pano, naperons, patronas, sacos para o louro, sacos para os talheres, entre outros. O projeto Casa das Avós, que está a ser desenvolvido em parceria com o Município de Reguengos de Monsaraz e a Junta de Freguesia de Monsaraz, foi uma sugestão da comunidade de Motrinos para combater o isolamento social e para que as pessoas idosas possam estar em atividade ao produzirem os artigos tradicionais que aprenderam na sua juventude.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *