Cultura, Vizela

Rede de Bibliotecas de Vizela promove formação de compreensão leitora para docentes

formação bibliotecaNo âmbito da Rede de Bibliotecas de Vizela, está a ser ministrada na Escola Secundária de Vizela a formação de “Compreensão leitora para docentes”, que consiste na leitura mensal de uma obra selecionada, assim como na elaboração de trabalhos de exploração da mesma, visando processos de compreensão leitora: compreensão literal, compreensão inferencial, reorganização, compreensão crítica e apreciação.

Esta formação surgiu como resposta à necessidade de dotar os professores envolvidos no projeto “Ler para Aprender”, que tem como público-alvo todos os alunos do segundo ano das escolas básicas de Vizela, de competências na área da promoção de leitura.

De referir que a formação está a ser realizada no âmbito da Rede de Bibliotecas de Vizela, através da Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes.

 

Conteúdos:

– Processos de compreensão leitora: compreensão literal, compreensão inferencial, reorganização, compreensão crítica e apreciação.

– A premência de um projeto de leitura para a turma: o trabalho de projeto, objetivos, metas, indicadores de desempenho,  envolvimento dos parceiros…

– Construção de atividades que promovam a leitura,  a partir da leitura de obras integrais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *