Cultura, Gondomar

Miguel Miranda na “Comunidade de Leitores” em Gondomar

Miguel Miranda foi o convidado da terceira sessão da “Comunidade de Leitores”. A iniciativa, que começou em janeiro, prolongar-se-á até maio. A proposta, inovadora, é de conversar sobre livros. E foi esse um dos factos elogiados por Miguel Miranda. “Além de em Gondomar encontrar um público sempre muito interessado e interventivo, sou especial apreciador deste formato, intimista, no qual os participantes já leram a obra que será analisada”, referiu Miguel Miranda na abertura de mais uma sessão da “Comunidade de Leitores”.

A obra escolhida, para abordagem e conversa, foi “A paixão de K”, livro da autoria do próprio leitor-convidado. Miguel Miranda, escritor e médico, mostra-se apreciador do universo urbano (enquanto tema para a sua escrita). “Considero importante transmitir, nos meus livros, alguma reflexão sobre a nossa organização social. Gosto de, com a ficção, fazer ressaltar as nossas realidades…”, realçou.

Nascido no Porto em 1956, Miguel Miranda formou-se em Medicina Familiar. Paralelamente à carreira de médico, começou a dedicar-se à escrita a partir dos 35 anos. É autor de uma obra ficcional já vasta e premiada em Portugal. Incluído em várias coletâneas de contos, tem vindo a publicar regularmente – tendo já obras traduzidas. Com uma produção considerável, que percorre os mais diversos géneros narrativos, Miguel Miranda retrata, quase sempre, um universo urbano (povoado de personagens tão estranhas e inesperadas, quanto familiares e credíveis).

Esta foi a terceira sessão da “Comunidade de Leitores 2013”, uma iniciativa que consiste no encontro de um grupo de pessoas que se juntam, periodicamente, para conversar sobre livros (cuja leitura foi proposta pelo dinamizador). O objetivo da “Comunidade de Leitores” não é produzir dissertações académicas, nem fazer análises textuais aprofundadas das obras lidas. Pretende-se partilhar o prazer da leitura, com outros leitores, descobrindo e confrontando os pontos de vista dos participantes sobre aquilo que leram.

Richard Zimler, Luís Miguel Rocha, Miguel Miranda, João Tordo, Maria João Reynaud, Ruben Marks e Maria Cecília Santos são os “capítulos” que integram a “Comunidade de Leitores 2013”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *