Educação, Póvoa de Lanhoso

Crianças sensibilizadas para cidadania e igualdade na Póvoa de Lanhoso

Acoes SIGO 1A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e do LocalDiguais, esteve na escola para continuar a sensibilizar as crianças sobre Cidadania e Igualdade de Género, sensibilizando para o respeito pelos direitos humanos.

 

Estas ações foram dirigidas a cerca de 200 alunos e alunas que, de forma atenta e extremamente interessada, participaram comentando e colocando questões. Desconstruir preconceitos, estereótipos de género e promover a igualdade enquanto direito fundamental foram objetivos.

 

Esta sensibilização realizou-se junto de alunos e alunas que frequentam do 1º ao 4º ano na EB1/JI do Agrupamento Gonçalo Sampaio nos dias 14, 15, 18 e 19 de fevereiro. Dada a tenra idade dos/as destinatários/as, estas ações tiveram uma componente menos teórica, tendo sido dada maior enfase às atividades práticas, que despertaram a atenção e participação dos alunos e alunas.

 

Alertar os alunos e alunas para as questões da desigualdade entre os géneros nas diversas áreas (família, profissão e desporto e entretenimento); relembrar que temos direitos e deveres; incentivar o respeito por si e pelo próximo; desmistificar e desconstruir estereótipos e papéis de género; e o bullying foram alguns dos assuntos abordados. O interesse por estas ações foi tão grande que rapidamente aquela comunidade escolar iniciou trabalhos sobre a temática, estando já alguns disponíveis no blog daquela escola.

 

Estas ações de sensibilização e de informação terão continuidade noutras escolas do concelho, durante os meses de março e de abril, dinamizadas pela coordenadora técnica do SIGO sobre a mesma e outras temáticas pertinentes e emergentes na nossa sociedade. A sensibilização é uma das vertentes do trabalho que é desenvolvido por aquele serviço municipal, que proporciona ainda apoio e acompanhamento a pessoas vítimas de violência doméstica.

 

As ações desenvolvidas na EB1/JI foram um culminar de outras já realizadas noutros estabelecimentos escolares do concelho em que esta e outras temáticas foram abordadas. Esta iniciativa terá continuidade na próxima semana, recomeçando na Escola de Taíde, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso (com a abordagem da temática da violência doméstica e no namoro), prosseguindo por outras escolas do mesmo Agrupamento e pelo Instituto Superior de Saúde do Ave.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *