Felgueiras, Turismo

Câmara Municipal de Felgueiras promove desenvolvimento sustentável pela via do turismo

cartaz SaboresIn 2013No período de 22 de fevereiro a 17 de março, às Sextas-Feiras (jantar), aos Sábados e aos Domingos, Felgueiras terá à mesa, nos restaurantes aderentes do concelho, menus Sabores IN, que incluem: entradas, sopa, prato principal (cabrito, ou bacalhau, ou um prato livre tradicional ou de inovação), doçaria e vinhos de Felgueiras, com descontos promocionais, variando os preços entre 10€ e 18€ por pessoa.

Para melhor ajustar a oferta à procura e apostar no segmento de mercado “famílias”, nesta edição foram criados menus infantis, designados de “Menus Sabores IN  Kids “, com as seguintes condições: os menus para crianças dos 0 aos 5 anos de idade são gratuitos, e os menus para crianças dos 6 aos 10 anos de idade têm um desconto de 50%.

A esta iniciativa associaram-se 3 agentes ligados ao alojamento (2 hotéis e 1 empreendimento de turismo de habitação), com descontos de 15%.

 

Felgueiras oferece-lhe também no âmbito desta iniciativa, visitas guiadas ao Mosteiro de Pombeiro (Rota do Românico); visitas guiadas com prova de Pão de Ló à Casa Museu e Fábrica do Pão de Ló de Margaride, e visitas guiadas com prova de vinhos à Quinta da Lixa. Para visitar os atrativos referidos, só terá que se deslocar diretamente aos mesmos, fazendo-se acompanhar da fatura de um dos restaurantes ou empreendimentos de alojamento aderentes (onde almoçou, jantou ou ficou alojado), ao evento gastronómico “Sabores In”.

 

A 3.ª edição do evento enogastronómico “Sabores IN – Gastronomia & Vinhos 2013” organizado pela autarquia, tem como metas: preservar a identidade enogastronómica do concelho, tendo como orientação estratégica a diferenciação pela qualidade; divulgar o que de melhor Felgueiras tem à mesa, apostando num esforço promocional, visando dinamizar o tecido empresarial em época de procura mais reduzida e robustecer a qualidade e a vocação da oferta enogastronómica, visando potenciar e motivar a opção pela mesma por parte dos agentes de incoming (operadores turísticos e empresas de animação turística) no âmbito dos eventos que se seguem, nomeadamente o fim de semana gastronómico de Felgueiras e o festival de pão de ló/mostra anual de doçaria tradicional.

 

A vereadora das atividades económicas, Dulce Vieira, realça que: “a ação pretende ser o mais abrangente possível, de forma a envolver todos os agentes económicos direta e indiretamente ligados ao turismo”. A autarca acrescenta que “este tipo de ações contribui para a dinamização económica do concelho, pelo que pretendemos, desta forma, contribuir para o aumento do negócio dos nossos comerciantes.”

 

A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Felgueiras, conta com a parceria da Associação Empresarial de Felgueiras (AEF), e com o apoio das seguintes entidades de âmbito local, regional e nacional: Turismo Porto e Norte de Portugal, E.R. (TNP); Comissão de Viticultura da Região de Vinhos Verdes (CVRVV); Associação de Profissionais de Turismo de Portugal (APTP); Rota do Românico (RR); Agência de Viagens Marão Tâmega; Terras de Felgueiras, Caves de Felgueiras, C.R.L; EB 2/3 de Idães e da EB 2/3 de Lagares.

 

Os restaurantes aderentes são os seguintes: Adega Sousa, Brasão, Caffé Caffé, Cantinho Rústico, Cimo de Vila, Hotel Albano, Hede, Laranjada, Monte Belo, Veleiro, Quinta da Laranjeira, Quinta da Rapadiça, S. José, S. Pedro, St.ª Quitéria, Tasca da Isaura e Zona Verde.

 

No alojamento, os empreendimentos turísticos aderentes são: Hotel Horus ****, Hotel Albano**, e Paço de Pombeiro – TH.

 

Os seguintes agentes económicos associaram-se ao evento com preços promocionais para os restaurantes: nos vinhos: Terras de Felgueiras, Caves de Felgueiras CRL; Sociedade Agrícola de Maderne, S.A; Terraço da Vinha – Soc Agro-Vitícola SA; Quinta da Lixa, Sociedade Agrícola Lda.; David-Distribuição de Vinhos, Lda, e nos doces: Fábrica do Pão de Ló de Margaride, Lda;  Pão de Ló Mário Ribeiro; Chá-Caffé, a Casa do Pão de Ló de Felgueiras; Pão de Ló de Margaride António Lopes e Suc.

 

Poderá obter toda a informação da iniciativa através do site: www.saboresin.pt

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *