Borba, Sociedade

Embaixadora de Marrocos visitou o concelho de Borba

Visita da Sra Embaixadora de Marrocos ao Município de Borba (2)A Embaixadora do Reino de Marrocos em Portugal, Karima Benyaich, visitou esta quarta-feira, 20 de fevereiro, o concelho de Borba. A receção decorreu no Salão Nobre dos Paços do concelho, onde o executivo e a embaixadora trocaram impressões sobre o concelho de Borba, os laços de amizade e cooperação que unem os dois países, além de focarem as transformações políticas e sociais implementadas no país do norte de África.

Pela sua proximidade, Portugal e Marrocos privilegiam hoje de excelentes relações institucionais, quer a nível económico, cultural e político, que serão agora reforçadas e dinamizadas com o Município de Borba. Esta visita insere-se na promoção do concelho que o executivo do Município de Borba tem vindo a implementar, procurando estabelecer parcerias, geminações e a divulgação das suas principais atividades económicas. Apesar de ser um dos concelhos mais pequenos do Alentejo, Borba beneficia de um conjunto de atividades económicas bastante diversificadas, e cuja qualidade é sobejamente reconhecida, como os vinhos, mármores, azeites e queijos, além da gastronomia, que fica enriquecida com todos estes produtos e outros que a ajudam a valorizar.

A Embaixadora do Reino de Marrocos, acompanhada pelo seu conselheiro económico, conheceu todo o processo produtivo do setor dos mármores, com visita à  unidade de exploração e de transformação de Plácido José Simões, S.A. e deslocação ao CEVALOR – Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais, onde tomou conhecimento do trabalho científico, de investigação, formação e apoio técnico às empresas desenvolvido pelo centro em todo o país, além dos vários tipos de pedra existentes e em exploração. Também a produção de queijos, com visita à unidade Borqueijos, Lda, e o azeite, com passagem pela Cooperativa de Olivicultores de Borba, mereceram a atenção e interesse da representante de Marrocos no nosso país. Visita que terminou na Adega Cooperativa de Borba, onde Manuel Rocha, CEO da Adega, e Óscar Gato, Enólogo, apresentaram as antigas e novas instalações, evidenciando o crescimento que a unidade tem vindo a implementar nestes últimos anos, dando a conhecer os vinhos produzidos, as castas e dimensão da área vitivinícola da sub-região de Borba.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *