Cultura, Palmela

Passatempo “Memórias, Magias e Histórias” une diferentes gerações do concelho de Palmela

Até abril, a Câmara Municipal de Palmela está a promover o passatempo “Memórias, Magias e Histórias” junto de várias IPSS do concelho: Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Pinhal Novo, Centro Social Paroquial de Pinhal Novo, Centro Social de Lagameças e União Social Sol Crescente da Marateca.

A atividade, ligada ao mundo da literatura e da dramaturgia, é desenvolvida em três fases. Na primeira fase, a Equipa de Animação da Rede Municipal de Bibliotecas Públicas apresenta um conto original junto do público destas instituições e desafia os participantes para um jogo de grupo, que pretende estimular a criatividade e conduzir à produção de pequenos contos.

De seguida, é lançado o desafio “Memórias, Magias e Histórias”, em que as instituições são convidadas a apresentar contos originais, que serão, posteriormente, apreciados por um júri, que incluirá crianças e educadores das escolas do concelho.

Na fase final, o conto selecionado será dramatizado e apresentado pelos idosos da instituição ganhadora às restantes instituições e à comunidade educativa de 1º ciclo.

Promover o envelhecimento ativo, a solidariedade e a cooperação entre gerações, valorizando a partilha de experiências de vida, memórias e saberes e incentivando o público sénior a viver a vida de forma mais saudável, independente e preenchida, são os principais objetivos do passatempo.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *