Mação, Turismo

Festival da Lampreia de Mação arranca sábado

IMG_3559Foi ontem apresentado à Comunicação Social o Festival da Lampreia que vai decorrer no Concelho de Mação entre 23 de Fevereiro e 14 de Abril.
A apresentação do certame, que arranca já no próximo sábado, realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Executivo da Autarquia.

Entre 23 de Fevereiro e 14 de Abril de 2013 a Câmara Municipal de Mação e a Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul promovem, com o apoio do PRODER, o Festival da Lampreia e a gastronomia local. Uma iniciativa que contará com a participação de 10 restaurantes aderentes do Concelho, mais um do que no ano passado, que vão ter na sua ementa o famoso Arroz de Lampreia. Durante quase dois meses, e aproveitando a época da Lampreia (que vai de meados de Janeiro até finais de Abril), Mação espera receber visitantes de todo o país para degustar um dos pratos mais conhecidos e tradicionais do Concelho.
A promoção da gastronomia local constitui o objectivo primordial desta iniciativa. No entanto, a Câmara Municipal de Mação procura ainda, através do Festival da Lampreia, dar a conhecer e divulgar o património histórico e cultural do Município, assim como várias infraestruturas concelhias e a toda a sua dinâmica.

São 10 os Restaurantes aderentes a esta iniciativa, de 5 das 8 freguesias do Concelho: Lena e O Picareto, de Ortiga; Avenida, Godinho, Casa Velha, Cantinho e O Pescador, de Mação; Casa Cardoso, de Envendos; Dona Flor, de Penhascoso e O Solar do Moinho, de Cardigos. (Ver os contactos e dias de confecção no dossier de imprensa, que segue em anexo).

Para além do Festival da Lampreia, a Câmara Municipal de Mação vai realizar mais três Festivais de Gastronomia em 2013, em parceria com restaurantes do Concelho, numa acção concertada e pensada em conjunto com os mesmos, tendo como base de trabalho a Carta Gastronómica do Concelho “À Mesa em Mação” (ver mais detalhes no Dossier de Imprensa).

Conforme afirmou Vasco Estrela, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mação, na conferência de imprensa, “ a ideia de avançar com outros Festivais foi uma ideia da Autarquia apresentada aos restaurantes do Concelho que, à semelhança do Festival da Lampreia, acharam uma boa iniciativa e demonstraram abertura e vontade para participar e, deste modo, para contrariar os tempos difíceis que se vivem”, pelo que “esta adesão é um sinal positivo e é de louvar a sua participação.” O Executivo afirmou ainda que todos têm a ganhar com estas iniciativas: “os restaurantes porque potenciam o seu espaço e o divulgam e, nós, porque potenciamos o Concelho e o divulgamos uma vez mais”.

FESTIVAIS GASTRONÓMICOS DE 2013

Festival da Lampreia – 23 de Fevereiro a 14 de Abril

Festival dos Enchidos, Presunto e Maranho – 11 de Maio a 30 Junho

Festival dos Arrozes – 3 de Agosto a 8 de Setembro

Festival do Azeite Novo, Migas e Almeirão – 15 de Novembro a 31 de Dezembro

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *