Cultura, Torres Vedras

Brasão de Armas da Vila de Torres Vedras vai ser explicado no Museu Municipal Leonel Trindade

brasão de armasEm fevereiro a “peça do mês” no Museu Municipal Leonel Trindade, em Torres Vedras, é o Brasão de Armas da Vila de Torres Vedras (Século XVI), o qual será apresentado no próximo dia 23 de fevereiro, pelas 17h, por Joaquim Moedas Duarte.

De referir, a propósito desta peça, que “após a reformulação do Foral de Torres Vedras, datado de Junho de 1510, as “armas” da vila começam a ter forma, com a configuração que têm atualmente. Assim, a primeira “pedra de armas”, datada de 1518, em exposição no edifício dos Paços do Concelho apresenta esse novo aspeto reformulado. De acordo com a inscrição –  “Esta casa e quintal he do concelho-1518”- pertenceu a uma casa e quintal que estavam situados junto à antiga porta de Santana (porta da muralha da vila e onde estava localizada uma capela) no antigo largo da Graça, atual Praça 25 de Abril”.

O referido brasão, datado do século XVI, tem figurado um castelo com duas torres torreadas e cobertas, rematadas por bandeiras e cada uma destas encimada por uma estrela, e, acompanhadas em chefe por um escudete de Portugal antigo.

A entrada no Museu Municipal Leonel Trindade para assistir a esta ação é gratuita.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *