Cultura, Mangualde

Mangualde efetua inventariação do património cultural

Fonte em Gandufe© António TavaresA Câmara Municipal de Mangualde, através dos serviços do Gabinete de Gestão e Programação do Património e Cultura, iniciou o processo de inventariação dos bens do património cultural. Para o efeito estão a ser realizados trabalhos de campo e de gabinete, prevendo-se que as tarefas tenham uma duração aproximada de dois anos.

 

O objetivo deste levantamento é localizar na cartografia, com o maior rigor possível, os sítios arqueológicos e as zonas de sensibilidade arqueológica e patrimonial para que as decisões nos processos de licenciamento e demais solicitações dos munícipes garantam a preservação e salvaguarda dos sítios arqueológicos e a manutenção do fácies dos espaços e das identidades. Ou seja, o levantamento será um instrumento a utilizar pela Câmara Municipal para garantir a minimização dos impactos negativos em projetos da autarquia e sobre os quais tem de se pronunciar.

 

Das atividades deste inventário constam a batida de campo, com a observação direta, registo fotográfico e descritivo de todos os elementos patrimoniais, e não apenas os bens arqueológicos, apesar da sua importância, ou arquitetónicos de carácter histórico e monumental. Em gabinete proceder-se-á ao estudo, à catalogação e inventariação em base de dados eletrónica, novidade que será depois disponibilizada através de acesso web.

 

Este trabalho ocorre numa altura em que se verifica a necessidade de atualizar os levantamentos anteriormente feitos e de, pela primeira vez, a Câmara Municipal dispor de uma base de dados eletrónica para o património cultural.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *