Sociedade

Dupla de feiras garantiu oferta diferenciada na Exponor

A edição conjunta da INTERDECORAÇÃO – Casa, Hotelaria, Decoração e Brinde e da EXPORT HOME – Mobiliário, Iluminação, Têxteis-lar e Artigos de Casa para a Exportação, que decorreu de 7 a 10 fevereiro, terminou com saldo positivo. Muitos contactos, novos clientes e a concretização de negócios são apontados como fatores que ajudaram a superar  as expetativas de alguns dos 150 expositores que marcaram presença em 2013.

 

O duplo certame proporcionou uma oferta diversificada, com a participação de novas empresas. Mais de 10% dos expositores participantes desta edição foram estreias. E, na maioria dos casos, revelou-se uma aposta ganha.

 

É o caso da principiante Vanguard. «Melhor é impossível», revelou Carlos Reis, responsável da empresa, decorria ainda o segundo dia de feira. «Tivemos uma grande estreia, com bons contactos, bons negócios e ainda vencemos o prémio de design», acrescentou. Uma opinião secundada por João Malta, da Atelier do Estofo, que, em ano de apresentação da marca ao mercado, indicou o primeiro dia como o melhor de todos: «Superou as nossas expetativas», referiu. No caso da BWSM Valsan o destaque vai para os profissionais estrangeiros. «Passaram vários compradores internacionais e todos com interesse. Os negócios virão mais tarde», sintetizou Nuno Martins, da recém- criada BWSM.

 

E às novas empresas juntam-se as veteranas. A Gual salientou a importância da feira para os seus clientes nacionais. «Muito interessados e curiosos com o nosso produto», sintetizou Gualter Torres, da Gual. Já a Fenabel conquistou mais do que o segundo lugar do prémio design EXPORT HOME: «Angariamos novos clientes e concretizamos alguns negócios», referiu Elsa Leite, CEO da Fenabel.

 

A finalização de negócios acabou por ser uma tónica extensível a mais expositores. «Fizemos algumas concretizações», adiantou Agostinho Cardoso, da Cardoso Leal. O mesmo sucedeu com a Dossaquadros. «Todos os negócios que fazemos são concretizados na feira», disse, Jorge Mateus, da empresa.

 

De referir ainda a qualidade das visitas. «Conseguimos captar a atenção de muitos compradores que se revelaram excelentes contactos», diz Daniel Barros, da LBF. Também a Sachi, na opinião de António Proença, responsável comercial, teve uma forte adesão de profissionais «interessados e de qualidade».

 

Design galardoado na EXPONOR

O prémio Design EXPORT HOME 2013 foi atribuído ao segundo dia de feira, numa iniciativa da AEParedes (Associação Empresarial de Paredes), em parceria com a EXPONOR. O júri, constituído pelos designers Nuno Sá Leal e Bernardino Ferreira Gomes, bem como pelo arquiteto Vítor Varão, visitou as empresas portuguesas no dia inaugural. Na cerimónia de apresentação destacou-se a importância do design em Portugal.

 

Para além da Vanguard, que arrecadou o primeiro prémio, pelo «conceito apresentado em feira», foi atribuído o segundo lugar ex aequo à Fenabel, pela «capacidade de adaptação e segmentação do produto ao mercado», e à JMS, pela «consistência ao longo dos anos». De referir, ainda, o terceiro lugar atribuído à Anaric, também pela «consistência do projeto e pela identidade».

 

O próximo encontro dos profissionais do sector do mobiliário, mas dirigido ao público, acontece com o EXPONOR INHOUSE, de 22 de fevereiro a 3 de março. Já os profissionais da decoração têm data agendada para setembro, com a realização da CERANOR, de 5 a 8 de setembro.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *