Cultura, Póvoa de Varzim

Histórias Improváveis – no mundo das artes foi apresentado, no Diana Bar na Póvoa de Varzim

Histórias Improváveis - no mundo das artes foi apresentado, no Diana BarFoi apresentado, no passado sábado, 9 de fevereiro, o livro Histórias Improváveis – no mundo das artes, de Jorge Basílio, com ilustrações de Sofia Linhares.

A apresentação da obra foi feita por Gisela Silva, professora e escritora, que começou por referir que “este livro entra no mundo imagético dos objetos”.

Histórias Improváveis – no mundo das artes remete, na opinião de Gisela Silva, para o incógnito, “as coisas não têm como acontecer. Mas, no mundo das artes, acontecem”.

O livro reúne três contos, sendo o primeiro sobre um lápis e uma borracha, ou seja, material humanizado que tem vida própria e através do qual o autor transmite uma grande lição de vida: “devemos ser sociais”. Na segunda história, é um pingo de tinta que ganha vida e o escritor faz a apologia ao incerto e remete-nos para a pluralidade dos sentidos (fragilidade versus força). Quanto ao terceiro conto, Gisela Silva designou-o como concêntrico revelando que a personagem em destaque é uma criança que define como um ser de consciência e de aprendizagem e que denota preocupações com o ambiente. Ainda sobre esta última história do livro, referiu que nos transporta para o mundo das artes, lembrando-lhe, por exemplo, Montmartre, e artistas como Van Gogh, Monet, Picasso, entre tantos outros.

Jorge Basílio esclareceu que Histórias Improváveis – no mundo das artes é o segundo livro que escreve e trata-se de um trabalho que teve muito prazer em realizar. Adiantou ainda que “este é o primeiro de uma coleção” e também a primeira publicação da editora Semente de Letras que assim se estreia no mundo da literatura.

A sessão contou com uma intervenção poética pelo Coletivo Silêncio da Gaveta.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *