Cultura, Santa Maria da Feira

Biblioteca de Santa Maria da Feira acolhe exposição de Serralves

“Ponto de Fuga / Vanishing Point” é a exposição pertencente à coleção da Fundação de Serralves que vai estar patente da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, de 15 de fevereiro a 24 de março. Trata-se de um conjunto de obras que utilizam a fotografia, o cinema e o vídeo como suporte dos processos criativos dos artistas representados.

 

Sendo o título desta exposição uma expressão técnica que descreve o ponto de distância numa imagem, como um quadro, um filme ou uma fotografia, onde linhas paralelas parecem encontrar-se, o seu uso adquire aqui uma dimensão metafórica: em arte, os encontros são sempre uma outra dimensão de um confronto onde a convergência jamais ilude a divergência da singularidade de cada obra. Os caminhos paralelos nunca coincidem inteiramente. Deste modo, as obras apresentadas exemplificam alguns dos programas conceptuais das últimas quatro décadas da experiência artística contemporânea: a relação entre Arte e Paisagem, a autoapresentação, ou a crítica dos modelos sociais, sejam eles de natureza social e política, sejam eles uma provocação à existência de modelos culturais estruturantes do próprio domínio da produção e da circulação das imagens da arte no mundo em que vivemos.

 

Nesta exposição estarão representadas obras de artistas portugueses e estrangeiros como Helena Almeida, Hans-Peter Feldmann, Imi Knoebel, Jorge Molder, Maria Nordman, Paulo Nozolino, Fernando José Pereira, Gerhard Richter, Augusto Alves da Silva e Robert Smithson.

 

Informações

Exposição: “Ponto de Fuga”

Local: Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira

Datas: de 15 de fevereiro a 24 de março

Horário: de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 20h00

Contactos: tel. 256 377 030 ou e-mail biblioteca@cm-feira.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *