Cultura, Loures

Exposição Biográfica Eduardo Gageiro – Rapaz de Sacavém, fotógrafo do Mundo em Loures

Sábado, dia 16 de fevereiro, data do 78º aniversário de Eduardo Gageiro, a Câmara Municipal de Loures vai homenagear o conhecido fotógrafo e cidadão de Loures, num evento que culminará na inauguração, pelas 18 horas, da exposição biográfica Eduardo Gageiro – Rapaz de Sacavém, fotógrafo do Mundo, no Museu de Cerâmica de Sacavém.

 

Trata-se de uma exposição biográfica que faz uma retrospetiva da vida e obra deste artista natural de Sacavém. Está estruturada em seis partes distintas e inclui várias surpresas, nomeadamente depoimentos de amigos, familiares, colaboradores e figuras públicas: são autênticos flashes de uma “caminhada” rumo ao sucesso, desde quando era rapaz em Sacavém até ao momento em que se torna fotógrafo do Mundo, passando por várias fases que incluem o reconhecimento da sua “arte” e referências à publicação de obras em nome próprio.

 

Esta iniciativa conta com o apoio institucional da Assembleia da República e da Rádio Televisão de Portugal (RTP), entre muitas outras colaborações especiais. Contempla vários momentos que pretendem enaltecer o exemplo e o espírito vencedor de Eduardo Gageiro, que, pelo seu percurso pessoal e artístico, se tornou num dos fotógrafos mais incisivos e críticos da nossa história.

 

A autarquia começará por atribuir o nome do homenageado à sala de exposições temporárias do Museu de Cerâmica, para depois inaugurar a mostra “Eduardo Gageiro – Rapaz de Sacavém, fotógrafo do Mundo” e terminar a noite com a exibição do documentário Um Século Ilustrado,  realizado por António Pedro Vasconcelos e Leandro Ferreira.

 

 

Mais informações no sítio da CM Loures: http://www.cm-loures.pt/Conteudo.aspx?Displayid=1179#topo

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *