Palmela, Sociedade

“Palmela, Cidade Europeia do Vinho 2012” encerra em festa

No dia 2 de fevereiro, a Câmara Municipal de Palmela e os parceiros encerraram, em festa, o programa “Palmela, Cidade Europeia do Vinho 2012” com uma cerimónia realizada no Cineteatro S. João. A sala de espetáculos do concelho, por excelência, encheu para a iniciativa, que marcou o final de um ano de trabalho em prol da promoção do vinho da região e, em geral, da sua cultura, do património, da oferta turística e das suas potencialidades. Produtores de vinho, agentes culturais e económicos, movimento associativo, entidades locais, regionais e nacionais, Embaixadores “Palmela, Cidade Europeia do Vinho 2012” e população uniram-se nesta celebração, onde foi feito o balanço do trabalho realizado. Mais de uma centena de iniciativas – festivais e mostras de vinhos e produtos locais, fins de semana gastronómicos, jantares vínicos, cursos de provas, seminários e encontros académicos, cruzamentos do mundo do vinho com diversas expressões artísticas, campanhas de consumo responsável, entre outras – 330 mil visitantes e a visibilidade na comunicação social e em diversos eventos nacionais e internacionais são fatores que atestam o contributo do programa para a promoção turística da região. São, também, de realçar os 159 vinhos premiados durante o ano em concursos nacionais e internacionais. O reconhecimento da qualidade do vinho produzido no concelho de Palmela e na região da Península de Setúbal sublinha, uma vez mais, a importância deste setor para a economia local.

 

Parcerias com Vidigueira e Marsala visam promoção e intercâmbios

 

A cerimónia de encerramento “Palmela, Cidade Europeia do Vinho 2012” contou com as participações da AMPV – Associação dos Municípios Portugueses do Vinho e da RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho, parceiros do município de Palmela, que teve a oportunidade de ser pioneiro, em 2009, como primeira Cidade do Vinho nacional, e em 2012, como primeira Cidade Europeia do Vinho. Nesta noite, foi a vez de entregar o título de Cidade do Vinho 2013 à Vidigueira, na pessoa do Presidente Manuel Narra, e de passar o testemunho de Cidade Europeia do Vinho ao município italiano de Marsala e à sua Presidente, Giulia Maria Adamo. Em conjunto com a AMPV e a RECEVIN, Palmela estendeu o convite às duas cidades para o desenvolvimento de trabalho de parceria e intercâmbio, que permita a promoção dos territórios e a criação de sinergias.

 

Campanha turística aprofunda trabalho desenvolvido em 2012

 

Concluído o programa “Palmela, Cidade Europeia do Vinho 2012”, o município está empenhado em continuar a potenciar várias linhas de trabalho e projetos desenvolvidos durante o ano e em aprofundar as parcerias abertas pelo título. Palmela marcará presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa e apresentará, em breve, uma nova campanha turística, que assenta, fortemente, na sua identidade e na conjugação integrada da oferta da região. A 19ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho, em Quinta do Anjo, entre os dias 5 e 7 de abril, e a 51ª Festa das Vindimas de Palmela, entre 29 de agosto e 3 de setembro, serão, certamente, alguns dos momentos mais altos de promoção dos produtos locais, da cultura e da aposta regional no enoturismo.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *