Santo Tirso, Sociedade

Castro Fernandes inaugurou obras de requalificação da Piscina Municipal de Santo Tirso

Castro Fernandes inaugurou obras de requalificação da piscina municipalCastro Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso inaugurou ontem, ao final da manhã, as obras de requalificação da Piscina Municipal, num investimento camarário de mais de um milhão de euros.

 

Reabriu, assim, ao público, totalmente requalificada, a Piscina Municipal de Santo Tirso que passa a oferecer aos seus utilizadores muito melhores condições. Mais conforto, mais segurança e mais funcionalidade.

 

Em termos de construção civil as obras incidiram essencialmente nos balneários que foram totalmente remodelados e onde os utilizadores com mobilidade condicionada passam a dispor de melhores condições de acesso e utilização, designadamente ao disporem de um elevador de acesso à piscina, de última geração. A nave que cobre os tanques recebeu uma cobertura nova e tecnologicamente inovadora. Foram ainda executados os arranjos exteriores e reforçada a iluminação pública em toda a zona envolvente.

 

Mas, onde o investimento se revelou mais significativo, foi na parte técnica:

 

– O equipamento de recirculação e filtragem de água foi totalmente revisto, tendo-se procedido à substituição dos equipamentos deteriorados pelo funcionamento contínuo ao longo dos últimos anos.

 

– Os equipamentos do sistema de tratamento de água foram substituídos por tecnologia de ponta. O sistema de tratamento e desinfeção passou a ser composto por bombas doseadoras eletromagnéticas de membrana, para desinfeção, neutralização e floculação, comandadas por controladores eletrónicos automáticos. Um conjunto de sondas permite a leitura em tempo real dos principais parâmetros físico-químicos da água da piscina, garantindo um controlo da qualidade da água mais eficaz e permanente.

 

– Foram acrescidas duas unidades de desinfeção por radiação ultravioletas, que terão um forte impacto na manutenção da qualidade da água da piscina.

 

– Os sistemas de aquecimento de água e AVAC foram substituídos por caldeiras de condensação (rendimento superior a 100%), por um sistema solar térmico (bateria com 60 painéis solares) para apoio ao aquecimento de águas sanitárias e piscina, por sistemas de recuperação de calor do ar ambiente aquecido por unidades de AVAC mais eficientes.

 

Para além destas especificidades técnicas, informamos ainda que o espaço de receção e atendimento foi ampliado, passando a ter uma sala de espera confortável e acessos independentes do atendimento.

 

Para melhorar a eficácia do atendimento ao público foi instalado um sistema de controlo de acessos, integrado com os restantes serviços do Complexo Desportivo Municipal – permite que, com um único cartão, tenha acesso a todos os serviços.

 

A remodelação dos balneários permitiu ainda criar um espaço de atendimento e balneários de apoio ao Polidesportivo do Complexo Desportivo Municipal que passa a integrar o Pavilhão, a Piscina e o Polidesportivo (com um campo de futebol em relva sintética, duas quadras de ténis e um campo de basquetebol ao ar livre).

 

Aproveitamos para informar ainda, que os utentes com o “Cartão Jovem conVida” e com o “Cartão +Vida” vão ter acesso facilitado às instalações, sendo que o mesmo cartão dá acesso a todas as atividades da piscina, pavilhão e polidesportivo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *