Santa Maria da Feira, Sociedade

Sessão sobre violência doméstica no Dia dos Namorados em Santa Maria da Feira

Imagem_Violência Doméstica (Rui Apolinário)O Espaço Trevo e o grupo comunitário de Santa Maria da Feira “Preto no Branco”, duas ações do projeto Direitos & Desafios, promovem, dia 14 de fevereiro (Dia dos Namorados), às 21h00, no Centro Social S. Tiago de Lobão, uma ação de sensibilização sobre violência doméstica, aberta a todos os interessados.

 

Tendo como mote de discussão a apresentação do teatro-fórum “Somos Nenhum” – criação coletiva do grupo comunitário da freguesia de Santa Maria da Feira – pretende-se com esta ação promover a discussão em torno da temática da violência doméstica e reforçar a divulgação do Espaço Trevo como resposta local para a intervenção junto de vítimas e agressores.

 

O grupo comunitário “Preto no Branco” surgiu no âmbito da ação Comunidade (Com) Vida, reunindo-se semanalmente (todas as quartas-feiras, das 21h00 às 23h00) nas antigas instalações do Matadouro Municipal de Santa Maria da Feira. Nestes encontros pretende-se promover o exercício da cidadania e da responsabilidade social, partindo da identificação de conflitos existentes e de dificuldades na sua resolução, passando por processos de discussão coletiva, com vista ao empoderamento da comunidade.

 

O Espaço Trevo, outra ação integrada no Projeto Direitos & Desafios, constitui-se como uma resposta concelhia no âmbito da violência doméstica, que disponibiliza às vítimas e agressores apoio psicológico, apoio psicossocial, aconselhamento jurídico, encaminhamento para terapia familiar ou conjugal e mediação familiar.

 

Identificada a necessidade de reforçar a divulgação desta resposta junto da população feirense, é objetivo do projeto Direitos & Desafios dinamizar ações de sensibilização similares noutras freguesias do Concelho.

 

O projeto Direitos & Desafios (Contrato Local de Desenvolvimento Social) é promovido pelo Município de Santa Maria da Feira. Tem como entidade coordenadora a Casa dos Choupos – Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, CRL e como entidades executoras a Associação de Alcoólicos Recuperados de Santa Maria da Feira e o Centro Social de Lourosa. O objetivo central deste projeto é a promoção da inclusão social dos cidadãos de forma participada e integrada, e com vista ao desenvolvimento social local, combatendo a pobreza persistente e a exclusão, com recurso a ações executadas em parceria com diversos atores locais. Desfrutar disfrutar

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *