Cultura, Gondomar

Pascual Vilaplana em Gondomar

DSC_4529Fazendo parte do programa das comemorações dos 150 anos da Banda Musical de Gondomar, esta instituição promoveu, entre 1 e 3 de fevereiro, um Curso de Direção de Banda. O convidado, como professor e formador, foi José Rafael Pascual Vilaplana. Durante três dias o Auditório Municipal de Gondomar “encheu-se” de música. Responsáveis de banda de todo o país (e, até, de Espanha) inscreveram-se para esta ação de formação com José Rafael Pascual Vilaplana – considerado, por muitos, como uma das grandes referências europeias nesta área.

No último dia de formação, 3 de fevereiro, a meio da tarde, os elementos da Banda Musical de Gondomar (com a direção de José Rafael Pascual Vilaplana), apresentaram o concerto de encerramento – naquela que foi, também, a ocasião para a entrega de diplomas.

José Rafael Pascual Vilaplana diz que “cada banda é um mundo diferente” e que “não é possível trabalhar uma com critérios de outra – pois cada uma tem a sua própria personalidade”. Sobre o curso, salientou, “não só ensinei, mas levo, daqui, muitas ideias”.

Fernando Paulo, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara, destacou, durante o concerto final, “a iniciativa e empreendedorismo da Banda Musical de Gondomar”, classificando esta instituição como “um bom exemplo e uma excelente prova que, inegavelmente, a Cultura pode (e deve!) ser um dos caminhos para a felicidade”. Sobre Pascual Vilaplana, Fernando Paulo (que tinha, no dia anterior, assistido a um dos ensaios) disse “ter ficado rendido à formação que assisti, não só pela qualidade musical, mas também pela postura e exemplo do maestro”.

José Rafael Pascual Vilaplana é natural de Alicante, onde iniciou os seus estudos musicais em bombardino e piano. Estudou no Conservatório Municipal de Alcoi e no Conservatório Superior de Valência. Foi maestro convidado de várias bandas e orquestras sinfónicas (Cuba, Holanda, Espanha, Portugal, Argentina, Itália, Bélgica ou Suíça, entre outros países).

É compositor de diversas obras para banda e conjunto instrumental. Participa habitualmente como júri de diferentes concursos de composição para banda. Maestro e professor, já recebeu inúmeros galardões e prémios. É, por muitos, considerado como um dos maiores vultos da música europeia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *