Tomar, Turismo

Em Tomar, o ano gastronómico começa com a lampreia

CARTAZ_lampreia-01Agora que o inverno cumpriu o seu papel, com o caudal dos rios a engrossar facilitando a subida dos ciclóstomos, e os dias vão ficando mais luminosos e apetecíveis, estamos no momento certo para abrir o ano gastronómico em Tomar, o que é de tradição, por estas bandas, ser feito dando a provar as delícias da lampreia.

Assim será mais uma vez, a partir de dia 23 de fevereiro, quando 24 estabelecimentos locais destacarem nas suas ementas esta iguaria que traz a Tomar, propositadamente, grande número de apreciadores.

E para quem ainda não o é, esta será também a melhor forma de tomar contacto com a lampreia e se deixar seduzir pelas suas características ímpares a que os chefes de cozinha tomarenses, com a sua arte, conseguiram dar uma versatilidade que até há poucos anos era impensável – falar de lampreia era falar de arroz da dita ou dessa mesma à bordalesa.

Hoje, nos restaurantes tomarenses, para além daqueles que fazem jus à tradição, pode encontrar pratos tão diversos como Sopa de Lampreia ou Sopa de Peixes do Rio, Lampreia com Açorda de Ovas, Caldeirada de Lampreia ou Feijoada de Lampreia, bem como autênticas surpresas como são as Almôndegas de Lampreia, o Paté de Lampreia em Cama de Cogumelos, as Empadinhas de Lampreia ou o Petisco de Lampreia.

Com uma tal versatilidade, não vai haver bom-garfo que resista.

Mas ainda que haja, cederá com certeza perante as sobremesas, que vão da tradicional Lampreia de Ovos a novas versões que incluem a sua inclusão em Fatiado de Frutos ou na singular Azevia de Lampreia.

Se ainda não está com água na boca, pode abandonar por aqui a leitura deste texto. Caso contrário, registe as coordenadas: a 14ª Mostra da Lampreia decorre de 23 de fevereiro a 10 de março, aos fins-de-semana e no dia 1 de março (feriado municipal), em 14 restaurantes e 10 pastelarias tomarenses, a saber:

Restaurante Almourol, Restaurante Baía, Restaurante Bela Vista, Restaurante Brazinha, Restaurante Convento do Leitão, Restaurante Estalagem de Santa Iria, Restaurante Ginginha, Restaurante Infante, Restaurante A Lúria, Restaurante Marisqueira de Tomar, Restaurante Mister Grill, Restaurante Nabão, Restaurante Picadeiro, Restaurante Taverna Antiqua, Doçaria Estrelas de Tomar, Padaria Rosa 1 e 2, Pastelaria Pimpinela, Pic–Nic 1, 2 e 3, Pastelaria Tropical 1, 2 e 3 e Pastelaria Templária.

 

A Mostra da Lampreia é o evento inaugural do ciclo gastronómico anual, neste concelho, que continua com a mostra de doçaria De Tomar e dos Conventos a saudar a primavera, o consagrado Congresso da Sopa em maio e o reconfortante Todos com o Feijão, o Feijão com Todos a marcar o outono.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *