Cultura, Santa Maria da Feira

Danças urbanas e música reciclada num ciclo de workshops na África do Sul – Santa Maria da Feira

Aleksander Caric Zar_África do Sul_Urban BalletsRepresentando o Festival Imaginarius na equipa artística do projeto transnacional Urban Ballets, o responsável pela Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, Aleksander Caric Zar, participou, juntamente com artistas da Irlanda, Brasil, França e África do Sul, num ciclo de workshops dedicado às danças urbanas e à construção de instrumentos musicais a partir de materiais reciclados.

 

A formação decorreu entre 21 e 26 de janeiro, na cidade sul-africana de Grahamstown, com representantes de todos os países que fazem parte do projeto Urban Ballets, do qual é parceiro o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira.

 

O ciclo de workshops culminou com uma parada de rua, permitindo mostrar à população local o resultado do trabalho realizado por este grupo de bailarinos, cantores, coreógrafos e músicos que integram a equipa artística do Urban Ballets – projeto transnacional, apoiado pelo Programa Cultura da União Europeia.

 

O Urban Ballets é uma rede bailarinos e músicos que trabalham no espaço público, na vertente de danças urbanas, que visa, por um lado, divulgar o património cultural e artístico da África do Sul na Europa e, por outro, consolidar intercâmbios e promover a circulação de artistas e projetos entre ambos os territórios.

 

Partindo de um reportório e de uma coreografia comuns, o projeto Urban Ballets será adaptado à cultura de cada território, envolvendo a participação das comunidades locais. O espetáculo vai circular pelos festivais das quatro cidades envolvidas: Carnaval des Deux Rives (Bordeaux – França), Festival Imaginarius (Santa Maria da Feira – Portugal), Carnaval de Belfast (Belfast – Irlanda do Norte) e National Arts Festival (Grahamstown – África do Sul).

 

A 13ª edição do Imaginarius realiza-se de 24 a 26 de maio de 2013, no centro histórico de Santa Maria da Feira, numa organização da Câmara Municipal e empresa municipal Feira Viva.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *