Cultura, Santa Comba Dão

Lenços dos Namorados em Exposição na Casa da Cultura de Santa Comba Dão

Lencos_Namorados 003A Casa da Cultura de Santa Comba Dão recebe, ao longo do mês de Fevereiro, a exposição temática “Marcas de Portugal” da autoria de Matilde Santos que se encontra patente na Galeria Principal e Varanda.

 

Dedicada à temática dos Lenços dos Namorados, a exposição é composta por variados objectos como, por exemplo, lenços emoldurados, presépios, marafonas e caixas e tem como objectivo central celebrar a data de S. Valentim, que se comemora a 14 de Fevereiro, mostrando aos visitantes esta peça tradicional de artesanato e vestuário típico do Minho, cuja origem remonta aos séculos XVII e XVIII, usada por mulheres com idade de casar.

 

Estes lenços são fabricados a partir de panos de linho fino ou de lenços de algodão e são bordados com motivos variados com significados próprios e cujos símbolos mais comuns estão relacionados com o amor como, por exemplo, corações, motivos florais, chaves, pássaros e ramos.

 

A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada até ao próximo dia 27 de Fevereiro, Quarta-feira, no horário da exposição:

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *