Abrantes

Encontro Ibérico do Azeite em Abrantes

image001Debater a fileira do azeite através da mobilização de agentes económicos a ele associados – agricultores, olivicultores/produtores de azeite, investigadores, entre outros –, de Portugal e de Espanha e o estabelecimento de parcerias que potenciem o desenvolvimento do setor no espaço Ibérico são os objetivos do II Encontro Ibérico do Azeite que vai realizar-se em Abrantes de 22 a 24 de fevereiro, incluindo duas iniciativas:

 

Simpósio Técnico – Realiza-se nos dias 22 e 23, no Cineteatro S. Pedro. Serão debatidos temas como o próximo quadro de apoios da união europeia à investigação e tecnologia, a valorização dos subprodutos dos lagares, a importância sensorial na qualidade dos azeites, a internacionalização, os mercados emergente, ou o futuro do azeite e a sua importância na agricultura portuguesa, entre outros. Será apresentado o projeto «Inovação no sector do azeite» nos mercados internacionais, de Ricardo Avelino, estudante do ISCTE, vencedor do primeiro concurso universitário organizado pela Confederação de Agricultores de Portugal (CAP), em Novembro de 2012.

 

Fórum do Azeite – Aberto ao público em geral, com entrada livre,  realiza-se no Centro Histórico, nas antigas instalações Rodoviária Nacional, de 22 a 24 de fevereiro, e aglutinará um conjunto de iniciativas sobre a temática nas suas diferentes dimensões. Uma exposição sobre as marcas da cultura do azeite no concelho de Abrantes e o visionamento dos vídeos premiados no concurso «Azeites da Nossa Terra», lançado por ocasião deste evento bienal, destinado a alunos do secundário e ensino superior, incidindo sobre os cinco azeites produzidos no concelho de Abrantes. Haverá também um espaço de exposição e venda de produtos cosméticos elaborados com azeite, um Show cooking (confeção de receitas) dinamizado pela Escola Superior de Hotelaria do Estoril, cosmética com azeite, venda de azeites e produtos regionais, spa de azeite, workshops sobre análise sensorial do azeite; produção de sabonetes com azeite; azeite e restauração. Haverá ainda o espaço “Petisco com Azeite” estará a funcionar das 12h às 15h e das 19h às 21h. Paralelamente, restaurantes do concelho assinalam o encontro ibérico com o Festival Sabores do Tejo com Azeite.

 

 

A Organização do Encontro é da Câmara Municipal, mas tem subjacente uma  Comissão Organizadora, na qual se encontram representados diversos agentes governamentais e não governamentais que intervêm na fileira do azeite em Portugal: Casa do Azeite; Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo; Associação Agricultores Abrantes, Sardoal e Mação; Associação dos Agricultores do Ribatejo; a Associação Centro Comercial Ar Livre; Associação Comercial e de Serviços de Abrantes, Constância e Sardoal; Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes; Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura; IAAS Portugal; INOVLINEA / Centro de Inovação Indústria Agroalimentar, TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e os produtores SAOV e Vítor Guedes.

 

 

 

O azeite em Abrantes: dois mil anos de história

 

Movida pela dinâmica local desta fileira, mas também pelos 2.000 anos de história local do setor, na 1ª edição do Encontro, em 2011, a Câmara Municipal de Abrantes assumiu o compromisso de recolocar o azeite no centro das atividades económicas do concelho.

 

Foi em 1860, com a fábrica União Industrial, Lda., que Abrantes se desenvolveu enquanto região produtora de azeite, contando com várias marcas de azeite conhecidas: a Salutar, a Andorinha, e uma das mais conhecidas a nível nacional e internacional, a Gallo.

O concelho tem atualmente seis produtores que colocam as suas marcas nos mercados nacionais e internacionais: a Casa Anadia, a SAOV (Cabeço das Nogueiras), Victor Guedes (Gallo), Zé Bairrão, Val Escudeiro e Ourogal, muitas das quais amplamente premiadas em concursos nacionais e internacionais.

 

 

Programa e inscrições em http://www.azeite2013.cm-abrantes.pt/Azeite/

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *