Mangualde, Sociedade

Mangualde aposta na «prevenção e combate à violência de género»

Young Couple with Two Children (8-12) Walking on the BeachA Biblioteca Municipal de Mangualde acolhe, nos dias 20, 27 de fevereiro e 6 de março, entre as 14h00 e as 18h00, a ação de sensibilização “Prevenção e Combate à Violência de Género”. A iniciativa, promovida pelo Conselho Local de Ação Social de Mangualde, resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Mangualde e o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica de Viseu e insere-se no âmbito do Eixo de Intervenção “Fomentar a Funcionalidade Familiar”, do Plano de Ação 2013 da Rede Social de Mangualde.

 

Com a duração de 12 horas, a ação será conduzida por Fátima Vasconcelos, técnica do projeto, e tem como objetivo informar, sensibilizar e educar, no âmbito do IV Plano Nacional para a Violência Domestica, com vista à eliminação dos estereótipos de género na população em geral, e junto de públicos estratégicos, nomeadamente profissionais de vários sectores da sociedade civil. Carla Andrade, do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Viseu, e António Moita, Comandante da PSP Viseu, são os oradores convidados.

 

Definição de violência doméstica vs violência conjugal, tipologias de violência, ciclo da violência conjugal, razões para a manutenção na relação abusiva, características das vítimas de violência conjugal, perfil da vítima e do agressor, identificar crenças, estereótipos, atitudes bloqueadoras, face ao fenómeno da violência conjugal, os fatores protetores e de risco, em contexto de violência doméstica, as consequências físicas, psicológicas e sociais da violência doméstica, a violência no namoro, contra crianças e contra idosos, o processo de empatia, como atuar face a uma vítima de violência doméstica, a identificação de uma vítima de maus tratos, o pedido de apoio, a intervenção na crise/tarefas importantes, as dificuldades, os planos de segurança pessoal, o trabalho em parceria, as instituições de apoio e o encaminhamento para acolhimento são algumas das temáticas que irão ser abordadas, em simultâneo com o contexto jurídico-penal e as questões legais que as rodeiam.

 

As inscrições são gratuitas, mas limitadas e obrigatórias até 15 de fevereiro, e deverão ser enviadas para o Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde (Largo Dr. Couto, 3534-004 Mangualde) ou para o email: margarida.chaves@cmmangualde.pt.

Ficha de inscrição disponível no site da autarquia (www.cmmangualde.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *