Educação, Lamego, Tecnologia

Dia da Internet Segura mobiliza escolas do concelho de Lamego

Dia_Net_SeguraLAMEGO2013O Dia Europeu da Internet Segura promete mobilizar no próximo dia 5 de fevereiro mais de 700 alunos da comunidade escolar do concelho de Lamego que vão poder assistir a três grandes ações que visam um objetivo comum: lançar um alerta para as questões da privacidade e proteção de dados e apelar à utilização consciente das novas tecnologias. Ao longo do dia, vão decorrer diversas sessões de sensibilização e de informação ligadas a estas temáticas e a apresentação de uma peça de teatro sobre bullying e cyberbullying com a participação de conhecidos atores nacionais.

Sob o mote Liga-te, mas com respeitinho, esta iniciativa pretende divulgar em pormenor junto dos alunos, professores, pais e encarregados de educação os principais perigos associados à utilização da Internet. Assim, no âmbito da segurança nas novas tecnologias da informação, o projeto de voluntariado empresarial Comunicar em Segurança, promovido pela Fundação Portugal Telecom, vem pela primeira vez a Lamego para difundir as boas práticas na hora de utilizar a Internet e os telemóveis. Através de experiências interativas e participativas, as sessões de sensibilização serão dirigidas aos alunos do 4º ano de diversos centros escolares do concelho.

Ao início da tarde, o palco do Teatro Ribeiro Conceição recebe as atuações dos atores Alexandre Silva, Pedro Górgia e Vicente Morais, voluntários da Fundação Portugal Telecom, que vão prevenir os alunos para as questões da segurança online, especialmente para o tema do cyberbullying. De uma forma lúdica, a peça Não faças aos outros…! sensibilizará os jovens do 2º e 3º ciclos para um problema cada vez mais usual nos dias que correm.

O programa de atividades levado a efeito no âmbito da edição deste ano do Dia da Internet Segura fica completo com a realização de uma sessão de informação, no auditório da Escola Secundária de Latino Coelho, dedicada à gestão das utilizações de obras literário-musicais nos diferentes serviços que operam através dos meios digitais. Promovida pela Sociedade Portuguesa de Autores, a ação terá como orador o diretor do Departamento Jurídico deste organismo, Lucas Serra, e como destinatários os alunos do ensino secundário. Recorde-se que, recentemente, as ameaças à segurança online foram atualizadas, passando também a incluir o copyright, ou seja, a violação dos direitos de autor.

O programa que assinala o Dia Europeu da Internet Segura em Lamego é organizado pela Câmara Municipal, através do Espaço Internet Lamego Digit@l e do Centro de Informação Europe Direct.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *