Educação, Gondomar

Seminário internacional sobre Planos Educativos Municipais em Gondomar

ODSCN0208 Projeto Educativo Municipal de Gondomar foi apresentado, em seminário internacional, como exemplo de boa prática. Numa iniciativa organizada pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica, coube a Fernando Paulo, Vereador do Pelouro da Educação, defender as qualidades e conquistas do documento que está a ser implementado em Gondomar.

O Projeto Educativo Municipal de Gondomar, elaborado no âmbito do grupo de trabalho constituído pelo Conselho Municipal de Educação, pretende contribuir para a realização de ações concertadas, elaborar objetivos e estratégias comuns e, ainda, criar respostas integradas e eficazes para um maior e mais abrangente conhecimento da realidade educativa e formativa do concelho.

Fernando Paulo, além de apresentar os traços gerais deste documento (e as políticas, no terreno, que o mesmo está a implicar), considerou que “este é mais um excelente exemplo de envolvimento de todas as instituições que intervêm no desenvolvimento educativo e formativo do Município de Gondomar”.

O Seminário Internacional de Projetos Educativos Municipais teve lugar nos dias 23 e 24 de janeiro. Este seminário, que decorreu na Biblioteca Almeida Garrett, surgiu no âmbito do programa de apoio à elaboração, desenvolvimento e avaliação de Projetos Educativos Municipais e do Projeto Educativo Metropolitano.

“Descentralização e desenvolvimento municipal e metropolitano”, “As dinâmicas de cooperação intra e intermunicipal no campo da educação e formação”, “Territórios Educativos e Conselhos Municipais de Educação” e, finalmente, os “Projetos Educativos Municipais: experiências e boas práticas” foram alguns dos assuntos que justificaram mesas de debate.

As conclusões deste encontro internacional seriam, no final, apresentadas e defendidas por José Matias Alves.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *