Educação, Póvoa de Varzim

Crianças viajaram pelo mundo dos alimentos na Póvoa de Varzim

Crianças viajaram pelo mundo dos alimentosAs crianças do Q.I. Colégio viveram, uma manhã diferente, no Mercado Municipal: ouvir os pregões das peixeiras e conhecer os peixes, falar com os talhantes e aprender a distinguir as carnes, observar as frutas e degustá-las, uma espécie de workshop sensorial onde, de olhos vendados, as crianças eram convidadas a experimentar as frutas e adivinhar o seu nome.

Os rostos dos mais pequeninos refletiam surpresa e, simultaneamente, desejo de conhecer, sorvendo todas as informações e apreciando cada momento num espaço desconhecido.

A entrega dos comerciantes também foi notória. Muito à vontade no papel de explicadores e, com entusiasmo, partilharam os segredos das suas profissões e responderam a todas as questões.

Para muitas crianças esta foi a primeira visita ao Mercado Municipal e, depois desta experiência divertida e didática, espera-se que se sigam muitas outras, desta feita na companhia dos pais. Esta foi mais uma das muitas iniciativas que o município está a desenvolver em parceria com os diferentes agentes comerciais lá instalados no sentido de revitalizar o Mercado Municipal e aperfeiçoar o relacionamento com o público.  Para além das ações de convívio e lazer, ao vivo, tem em perspetiva realizar diferentes Visitas Pedagógicas dirigidas, preferencialmente, ao público infanto-juvenil. Em formatos diferenciados, estas visitas têm como objetivo fundamental educar as novas gerações para a saúde pública, para o mundo dos alimentos, para o património cultural e gastronómico da região e para a cidadania.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *