Educação, Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso entregou Bolsas de Estudo

Entrega Bolsas de Estudo 1Cerca de 65 pessoas recebem, no ano letivo em curso, as Bolsas de Estudo atribuídas pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. O investimento neste apoio, que tem vindo a aumentar, situa-se, desta vez, nos 45 mil euros.

 

A entrega das Bolsas de Estudo decorreu no dia 26 de janeiro, na Casa da Botica. Beneficiam deste apoio 50 estudantes do ensino superior e 15 do ensino secundário/profissional.

 

O Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista, e os elementos do seu executivo entregaram os respetivos apoios.“Desejo-vos a maior sorte do mundo e a maior alegria que vocês podem dar aos vossos pais e a nós Executivo é continuar a ter sucesso escolar para que o vosso futuro seja mais sorridente”, salientou, de entre outras considerações, o Presidente da Câmara, Manuel Baptista, destacando o reforço das verbas inscritas em orçamento para Bolsas de Estudo. “Mas além do investimento nas Bolsas, este Executivo tem feito nos últimos anos um grande investimento no primeiro ciclo. Temos hoje três centros educativos construídos no concelho nestes últimos sete anos, o que representa perto de oito milhões de euros para criar condições para que os jovens das nossas aldeias tenham condições dignas para poderem estudar”, destacou ainda o autarca.

 

Na mesma oportunidade, uma jovem estudante, Sara, partilhou o seu testemunho, no que se refere à importância desta medida para a sua família. “Este apoio vai melhorar imenso o orçamento familiar e vai-me ajudar no alojamento, pois sou estudante deslocada. Quero agradecer aos meus pais pelo esforço que fizeram até agora para me manterem na universidade durante estes três anos, quero agradecer ao Senhor Presidente da Câmara, Manuel Baptista, à senhora Vereadora, Gabriela Fonseca, e aos restantes membros da Câmara pelo apoio que têm dado aos jovens da Póvoa e para nos ajudar a concretizar o sonho de continuarmos os nossos projetos”, referiu.

 

Nos últimos sete anos, o número de Bolsas de Estudo atribuídas passou de 13 para 65 Bolsas de Estudo, ou seja, de nove mil 250 euros para 45 mil euros. No ano letivo passado beneficiaram desta medida cerca de 53 pessoas.

 

De acordo com o regulamento e de modo a poder abranger mais famílias, é atribuída apenas uma bolsa por agregado familiar. Os valores estipulados – que variam entre os 35 e os 100 euros – são atribuídos todos os meses.

 

A atribuição de Bolsas de Estudo a alunos matriculados no Ensino Secundário e/ou Profissional e Ensino Superior, residentes no concelho da Póvoa de Lanhoso, é um apoio às famílias e destina-se a incentivar os jovens a prosseguir estudos e a fomentar o seu sucesso educativo. De lembrar que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso está já a reforçar as principais medidas de apoio social, aumentando a dotação financeira de algumas, como as Bolsas de Estudo, os apoios à Renda de Casa ou o Viver +, por exemplo. De referir ainda que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso recebeu, em 2012, uma menção honrosa pelo facto de receber, pelo terceiro ano consecutivo, a bandeira de “Autarquia + Familiarmente Responsável”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *