Gondomar, Sociedade

Plantação na Serra das Banjas em Gondomar

Plantaçoes e workshop Sppr 019A Câmara Municipal de Gondomar continua, através do Pelouro de Ambiente, e pelo segundo ano consecutivo, a colaborar de forma muito ativa no projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. A iniciativa, promovida a nível metropolitano pelo CRE Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (Universidade Católica Portuguesa), sob coordenação da Área Metropolitana do Porto, pretende reflorestar até 2016, 100 hectares de áreas ardidas (livres ou que necessitam de reconversão) com cerca de 100.000 árvores de espécies nativas.

Dando continuidade ao trabalho de reflorestação de algumas parcelas, foram plantadas, no dia 26 de janeiro, mais 300 árvores nativas nesta zona. A atividade foi organizada pelo Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Gondomar, Gabinete Técnico Florestal e Portucalea.

Desde janeiro de 2011 já se plantaram, em Gondomar, 2.500 árvores autóctones (nas Serras de Santa Iria, Banjas e margens ribeirinhas). No último sábado, 26 de janeiro, a atividade foi nas Banjas. Com a ajuda de 35 voluntários foram plantados 300 “Acer monspessulanum”. A plantação foi efetuada em faixas de gestão de combustíveis com o objetivo de criar barreiras aos eventuais incêndios florestais.

O cenário, por toda a Área Metropolitana, é  semelhante ao de Gondomar. Já foram plantadas cerca de 17 mil árvores e a meta, para esta época de plantação, é atingir as 22 mil – continuando, também, com as tarefas de erradicação de espécies infestantes, de limpeza de áreas e, ainda, de monitorização das ações.

Este projeto é promovido pelo CRE Porto, com a coordenação da Junta Metropolitana do Porto, e cofinanciado pelo programa comunitário ON2.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *