Cultura, Torres Vedras

Música com Fogo promete “incendiar” o Teatro-Cine de Torres Vedras dando continuidade ao ciclo de concertos de música clássica da Temporada Darcos

musica com fogoA Temporada Darcos 013 prossegue no próximo dia 2 de fevereiro com o concerto Música com Fogo, que terá lugar pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras, levado a cabo pelo grupo de música de câmara Ensemble Darcos.

Segundo refere a sinopse deste concerto: “Na música romântica do séc. XIX encontramos muitas vezes nas partituras o termo con fuoco, que em português significa com fogo; ora, esta indicação, colocada sobretudo nas passagens mais impetuosas e apaixonadas, sugere ao músico que as toque com o máximo de intensidade e, não literalmente, claro, como se estivesse em fogo! Assim, compositores como Schumann, Brahms ou Liszt, escrevem muitas vezes nas suas páginas esse termo poético, numa tentativa de tornarem a sua música numa torrente de energia e calor. É o que acontece amiúde com R. Schumann, cuja música é o reflexo dessa iniciativa romântica do excesso e do transbordante, aspetos em completa evidência no seu Quarteto com piano mi bemol maior, de 1843, que ouviremos neste concerto do Ensemble Darcos. Tal abordagem é também praticada por N. Côrte-Real, mostrando-nos com a sua Sonata Holandesa, de 2007, que na música contemporânea há, afinal, espaço para uma música con fuoco. De J. S. Bach, mestre dos mestres, e aproveitando o prelúdio da sexta suite para violoncelo solo, que será interpretado por Filipe Quaresma, poder-se-á afirmar que em toda a sua música, sem exceção, podemos sempre ouvir um sentimento de fogo, humano e divino, total… verdadeira música de, e para os Deuses, criada humanamente!”.

No concerto Música com Fogo o grupo Ensemble Darcos, que é dirigido pelo maestro e compositor torriense Nuno Côrte-Real, será constituído por: Gaël Rassaert (violino), Reyes Gallardo (viola), Filipe Quaresma (violoncelo) e Hélder Marques (piano).

De referir que a Temporada Darcos 013 é um conjunto de concertos que se realizam este ano (a maioria no Teatro-Cine de Torres Vedras), cuja direção artística está a cargo de Nuno Côrte-Real, sendo os mesmos constituídos maioritariamente por música de câmara interpretada pelo grupo Ensemble Darcos, e tendo alguns a participação de vozes líricas nacionais de renome. Esta temporada tem como hotel oficial o ÔHotels e Resorts.

O programa do concerto Música com Fogo é o seguinte:
J. S. Bach (1685-1750)
Prelúdio (da sexta suite para violoncelo, BWV 1012) para violoncelo solo

 

N. Côrte-Real (1971-)
Sonata Holandesa (op. 30)
para violino, violoncelo e piano-pausa-

R. Schumann (1810-1856)
Quarteto para piano e cordas em mi bemol maior (op. 47) para violino, viola, violoncelo e piano
I. Sostenuto Assai – Allegro Ma Non Troppo
II. Scherzo: Molto Vivace
III. Andante Cantabile
IV. Finale: Vivace

 

O preço do bilhete para se assistir a este espetáculo é de €5.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *