Educação, Lamego

Lamego abre inscrições para Prémio Escolar Dr. Fernando Amaral

Dr_Fernando_AmaralOs alunos do ensino secundário, matriculados no 10º, 11º ou 12º ano em qualquer escola do concelho de Lamego, já podem submeter os seus trabalhos à apreciação do júri do Prémio Escolar Dr. Fernando Amaral, que este ano devem ser subordinados ao tema O Pensamento Social do Dr. Fernando Amaral aplicado à Realidade Atual. Nesta terceira edição, o valor pecuniário a atribuir ao vencedor do galardão é de 1000 euros.

Instituído em honra deste emérito cidadão lamecense e um dos mais notáveis políticos da democracia portuguesa, o Prémio Escolar Dr. Fernando Amaral destina-se a distinguir os textos originais de maior mérito sobre os Valores da Democracia Local, o Estado de Direito e a Cidadania e os Direitos Humanos. Esta distinção pode ser atribuída ex aequo, mediante reconhecimento do mérito, a mais do que um trabalho.

Os alunos devem formalizar as suas candidaturas, até 30 de abril próximo, em formulário disponibilizado para o efeito pelas escolas do concelho, pelos Serviços de Apoio à Assembleia Municipal e no portal do Município de Lamego (www.cm-lamego.pt). Nestes locais, também podem consultar o respetivo regulamento e normas complementares que regem a apresentação dos trabalhos.

A entrega do prémio escolar será posteriormente efetuada em sessão da Assembleia Municipal e entregue, em conjunto, pelo Presidente da Assembleia e pelo Presidente da Câmara Municipal.

A criação deste galardão constitui um tributo permanente dos lamecenses ao exemplo de cidadania e de dedicação à res publica demonstrado em vida por Fernando Amaral que é, para todos, uma referência. A perpetuação da memória e a divulgação do exemplo de dedicação à causa pública que, de forma generosa, sempre guiou a conduta de Fernando Amaral são valores que a Assembleia Municipal de Lamego quer transmitir às gerações futuras.

Professor, advogado distinto, político exemplar e tribuno eloquente, desempenhou ao longo da sua vida os mais elevados cargos públicos em Portugal e na Europa, nomeadamente a Presidência da Assembleia da República, durante três sessões legislativas, e a vice-presidência da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. A nível local, foi também o mais distinto dos presidentes da Assembleia Municipal. Antigos companheiros de trabalho e amigos recordam-no como um trabalhador incansável, inabalável nas suas convicções, firme nas suas decisões e sentimental.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *