Póvoa de Varzim, Sociedade

CPCJ da Póvoa de Varzim promove ação de prevenção

CPCJ promove ação de prevençãoO Auditório Municipal acolheu, na passada sexta-feira, 25 de janeiro, uma sessão sobre “As drogas e a escola”, organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Póvoa de Varzim.

A iniciativa contou com as presenças de Gizela Cardoso e Paula Ferreira, da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, Lucinda Delgado, Presidente da CPCJ da Póvoa de Varzim, e Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Educação da autarquia poveira.

Lucinda Delgado revelou que a ação, dirigida a professores e assistentes operacionais, teve como objetivo sensibilizar este público que diariamente lida com os jovens no meio escolar para o flagelo que é a droga.

Para a Presidente da CPCJ é fundamental que a comunidade esteja informada de modo a assumir o problema e encará-lo com maior abertura e conhecimento. É importante saber como agir e quais os meios disponíveis, acrescentou.

Lucinda Delgado considera que esta sessão cumpre com uma das competências da CPCJ: “colaborar com as entidades competentes no estudo e elaboração de projetos inovadores no domínio da prevenção primária dos fatores de risco e no apoio às crianças e jovens em perigo”.

As principais drogas consumidas pelos jovens e os seus efeitos; a prevenção dos comportamentos de risco: fatores de risco e fatores de proteção; a escola como fator de proteção e o papel do professor como agente preventivo foram alguns dos aspetos abordados na sessão.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *