Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Conferência debateu microeconomia em contexto rural na Póvoa de Lanhoso

Conferencia Internacional 1A Póvoa de Lanhoso recebeu uma Conferência Internacional sobre “Dinamização da Microeconomia em Contexto Rural”, no âmbito do 1º Encontro Transnacional do Projeto ITERA-AA-Inovação nos Territórios Rurais com as Empresas Agrícolas, Agro Alimentares e de Alimentação, que também foi apresentado.

 

“A Póvoa de Lanhoso tem valorizado esta área de negócio e a autarquia está fortemente empenhada em apoiar empresários que aqui se queiram instalar. Estou plenamente convencido que este sector [primário, agricultura] nos próximos anos será determinante para revitalizar a economia local e para valorizar os recursos naturais que temos no concelho”, referiu, de entre outras considerações, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, na abertura da sessão, já depois de ter recebido os parceiros do projeto nos Paços do Concelho.

 

“Temos que pôr o país a retornar às suas origens. O território rural padeceu de algumas políticas que estavam muito formatadas para a grande agricultura e esquecemos os territórios de baixa densidade quer em Portugal, quer em Espanha, quer em França, eu diria, em toda a Europa”, salientou de entre outros aspetos, o Administrador da ADRAVE, Joaquim Lima.

 

Na mesma oportunidade interveio o Administrador de Pays de Figeac, Fausto Araque, que apresentou a sua região e apresentou de forma muito sintética o ITERA-AA, de entre outras considerações. Depois, especialistas internacionais realizaram as suas intervenções. Na plateia, estiveram elementos das entidades parceiras do Projeto ITERA-AA assim como autarcas locais e população em geral. A Conferência finalizou com uma visita ao Núcleo PROVE da Póvoa de Lanhoso, no Banco de Voluntariado.

 

Medidas de apoio à microeconomia

Apresentar o projeto ITERA-AA, aprovado pelo INTEREG IV B, cujo principal objetivo é facilitar o acesso à inovação para micro e pequenas empresas rurais e fortalecer as diversas atividades de produção, transformação e distribuição em torno dos sectores agrícola, agroalimentar e de alimentação, numa perspetiva de organização territorial facilitando circuitos locais de venda direta (localmente); e partilhar as medidas de apoio à microeconomia local do Município da Póvoa de Lanhoso, como o Gabinete de Apoio ao Bioagiricultor ou o PROVE, foram alguns dos objetivos desta Conferência.

 

O ITERA-AA integra uma parceria aprovada pelo INTERREG IV B, constituída por Pays de Figeac /ADEFPAT (Fr), Conseil Général de Corrèze (Fr), Deputation de Grenade (Es), Association Cerdna Garalur de Navarre (Es), Sergal S. Coop de Pays Basque (Es) e ADRAVE (Pt). A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso integra a parceria a convite da ADRAVE.

 

Este projeto, cujo período de implementação decorrerá de janeiro de 2013 a dezembro de 2014, encontra-se organizado em torno de vários grupos de trabalho, centrados na inovação do produto a partir das principais fileiras de produtos agrícolas, na conceção e implementação de planos de ação para lançamento ou redefinição de novos produtos, na inovação de marketing, na conceção de uma marca territorial, na elaboração de um plano de comunicação integrado e de comercialização. Destaque ainda para ações relativas à inovação dos recursos humanos com ações de formação e qualificação das micro e pequenas empresas rurais, gestão previsional de ofertas de emprego e de competências numa base territorial.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *