Matosinhos, Sociedade

Comemoração do Dia dos Namorados em Matosinhos

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data comemorativa,  na qual se celebra a união amorosa entre casais, sendo comum a troca de cartões e presentes como sinal do amor que os une. Este dia surge como forma de homenagear os Deuses Juno e Lupercus, conhecidos como os protetores dos casais.

O nome de São Valentim surge em homenagem a um Bispo de nome Valentim que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que os homens solteiros eram melhores combatentes. Mesmo sendo proibido, Valentim, continuou a casar os apaixonados e ele próprio casou em segredo,  a prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, recebia flores e bilhetes de jovens, dizendo que ainda acreditavam no amor. Na prisão apaixonou-se pela filha cega de um guarda e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da sua execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para a sua amada, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “Do seu Valentim”.

Esta história que todos conhecemos suscita habitualmente muitas dúvidas frequentes: como comemorar esta data com romantismo mas sem pieguices, o que comprar? Como escolher o presente ideal?

A Câmara Municipal de Matosinhos oferece-lhe uma mão cheia de possibilidades de surpreender o seu par, apresentando um programa feito à medida dos tempos, recheado de criatividade e destinado a todos os públicos e todas as carteiras.

As sugestões são muito apelativas, e vão desde um conto de afetos, uma oficina que é um doce, um baile no salão ou uma sessão de dançoterapia, percorrer o circuito do amor ou optar por realizar uma visita apaixonada.

 

 

 

 

 

MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO

“Um conto animado: A história de amor de João santiago e Maria Carolina” – 10h00/10h30 e 11h00/11h30 (2 sessões) – Público infantil

Bolinhos de amor – culinária – 10h30/11h00 e 11h30/12h00 – Público infantil (2 sessões)

14h30/15h00 – Público sénior

Baile de época no salão” – 15h00/16h00. Público sénior

“Uma visita amorosa” (visita teatralizada) – 18h00/19h00. Público em geral

(min: 10/máx: 25 participantes)

Participação gratuita.

 

CASA DA JUVENTUDE DE S. MAMEDE INFESTA

Sessão de dançoterapia – 15h00/16h30

Esta sessão permitirá uma indução de vivências integradoras centradas no olhar e no toque, através da música, do canto, do movimento, da respiração, estimulando os potenciais de vitalidade, sexualidade, criatividade e afetividade.

“O circuito do amor” – 16h30/18h00

Esta dinâmica conduzirá os participantes a uma experiência sensorial marcada pelo ritmo do coração.Será realizada pelo grupo de alunos do curso de gestão de eventos, da Escola profissional Alternância.

Participação gratuita.

 

 

Vem participar com a tua alma gémea!

Para mais informações/inscrições:

 

 

CJ Matosinhos:  Av. D. Afonso Henriques 487, 4450-014 Matosinhos

Telef: 22 9398090 / Email: [email protected]

CJ S. Mamede Infesta: Praça da Cidadania, nrº 95, 4465-126 S. Mamede Infesta

Telef: 22 9069860 / Email: casadajuventude .[email protected]

Museu da Quinta de Santiago: Rua de Vila Franca, 134 4450 Leça da Palmeira

Tel.22 9952401 / Email: [email protected]pt

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *