Sociedade, Trofa

Câmara da Trofa dinamiza sistema integrado de mobilidade com Interface Rodoferroviário a partir de 1 de fevereiro

IMG_4617Assumindo uma dimensão importante no aumento da qualidade de vida dos cidadãos, na defesa da sustentabilidade ambiental e no incremento da qualidade do ambiente urbano, a Câmara Municipal da Trofa diligenciou junto de todas os operadores de transportes que servem o Concelho, a criação de um sistema de interface articulado, que começa a funcionar já a 1 de fevereiro de 2013, reunindo o Comboio (CP), os Transportes Alternativos da Metro do Porto, e os operadores Arriva, Transdev, Transportes Maia e Auto Viação Pacense.

 

Esta iniciativa vai permitir uma melhoria substancial na gestão do sistema de mobilidade e transportes e das condições de acessibilidade da população da Trofa e dos Concelhos vizinhos.

 

A principal inovação deste projeto reside desta forma, na adoção de uma solução de mobilidade integrada e global, atendendo a que, todas as operadoras de transportes, bem como os transportes alternativos do Metro passarão a integrar nos seus percursos o Interface da Estação Ferroviária da Trofa, que passará a assumir-se como um Interface Rodoferroviário.

 

Esta iniciativa surge agora como optimizadora de todos os componentes num único sistema central, que potencia uma visão integrada do sistema e a manutenção a longo prazo de uma plataforma de encaminhamento pendular de Trofenses e visitantes, e surge na sequência dos esforços realizados pela Câmara Municipal da Trofa com a finalidade de potenciar o Interface da Trofa e prolongar o percurso do serviço dos Transportes Alternativos da Metro do Porto até à Estação Ferroviária.

Face a este cenário e para complementar esta nova valência, a Autarquia Trofense, liderada por Joana Lima, reuniu ainda com todos as empresas de transportes que operam no Concelho, no sentido de alterarem os seus percursos, ajustando-os ao novo Interface.

 

As operadoras mostraram-se todas disponíveis para este ajuste, por isso, os novos percursos e as novas paragens entrarão em vigor já a partir de 1 de fevereiro.

 

As alterações a introduzir serão devidamente anunciadas e publicitadas nos locais em causa e consistem em mover a paragem frente à Igreja Nova da Trofa, para o início da Rua que liga a rotunda do Cenfim ao Interface, e relativamente à paragem do Parque Dr. Lima Carneiro, esta será desativada, uma vez que a alteração programada dos percursos vai permitir que os utilizadores desta paragem, passem a utilizar as paragens existentes na EN104 junto ao Banco Espírito Santo e Caixa Geral de Depósitos.

 

A dinamização deste Interface envolveu ainda a Autoridade Metropolitana de Transportes do Porto (AMTP), responsável pela gestão e promoção do Interface, que concordou com as novas medidas de dinamização do Interface, tendo a AMTP ficado responsável por encetar esforços para “alargar” o Andante à Trofa.

 

Com a concretização de mais esta reivindicação, a Câmara Municipal da Trofa avança assim, com mais uma ação que aposta na implementação de alternativas de mobilidade sustentável e ativa, e que tem como elemento central o planeamento, a integração e a otimização dos meios já disponíveis, criando um sistema de gestão integrada de acessibilidade.

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