Cultura, Estarreja

Reabertura da Casa-Museu Egas Moniz em Estarreja

visita casamuseu 29Out09 fotos carla miranda 029ssPrecisamente oito anos depois da Elevação de Estarreja a Cidade, no dia 26 de janeiro de 2013, a Câmara Municipal assinala a reabertura da Casa-Museu Egas Moniz, um dos momentos marcantes das comemorações do 8º aniversário da Cidade de Estarreja.

 

Renovada e melhorada, a casa de Avanca onde viveu o cientista assume novos desafios expositivos. Orçada em 154.972,15€, a empreitada – uma intervenção significativa e complexa com o principal objetivo de eliminar um problema de fungos, que surgiu no piso de madeira no rés-do-chão do edifício – obrigou ao encerramento da Casa Museu ao público e à retirada de todo o valioso mobiliário e peças expostas.

 

A sessão oficial de reabertura está marcada para sábado, sendo presidida pelo presidente do Município, José Eduardo de Matos, e no domingo, dia 27, realiza-se um Dia Aberto, convidando-se toda a população a visitar a casa do Prémio Nobel da Medicina de 1949, único em Portugal.

 

Localizada em Avanca, esta é a única Casa-Museu de um Prémio Nobel em Portugal, intimamente relacionada com Egas Moniz que, em 1949 recebeu aquele galardão na área da Medicina. Podem ver-se obras de D. Carlos de Bragança, Silva Porto, Malhoa, Carlos Reis, Henrique Medina, Falcão Trigoso, Júlio Pomar, Abel Salazar, bem como coleções de mobiliário, cerâmica, ourivesaria, vidro, têxteis, gravura, escultura e a sua notável biblioteca pessoal.

 

Enquadra-se na romântica Quinta do Marinheiro, agora enriquecida com o Percurso BioRia do Rio Gonde, pedonal e ciclável, e com os recuperados Moinhos de Meias, evocando a memória do Moleiro. A Casa-Museu Egas Moniz está classificada pelo Ministério da Cultura como um Imóvel de Interesse Público. Reabre, renovada e melhorada, assumindo novos desafios expositivos.

 

Programa

 

26, sábado, 16h00 Sessão oficial de Reabertura da Casa-Museu Egas Moniz
Apresentação do Estudo Prévio de Reabilitação da Casa-Museu
27, domingo, 10h-12h / 14h-17h Dia Aberto
Visitas guiadas gratuitas (Casa-Museu + Moinho de Meias + Quinta do Marinheiro)
As grandes escolas de Artes Plásticas são os Museus. Quisera um em cada cidade, em cada vila e em cada aldeia para que o povo se elevasse na comunhão espiritual com o Belo.

[Egas Moniz]

 

 

Comemorações com marca cultural

 

Tal como nos anos anteriores, o programa de aniversário da Cidade de Estarreja tem um cunho essencialmente cultural, um agente essencial para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e para o seu desenvolvimento.

 

Também no sábado, dia 26, o tradicional concerto comemorativo juntará no mesmo palco a Orquestra Filarmonia das Beiras, com Vitorino, Janita Salomé e Carlos Tavares, no Cine Teatro de Estarreja, às 21h30. Dirigidos pelo Maestro António Vassalo Lourenço, será apresentado um programa com canções de sempre (mais informações em www.cineteatroestarreja.com)

 

Os artistas estarrejenses Joakin Pereyra e Elisabete Amaral expõem na Biblioteca Municipal e na Casa da Cultura, respetivamente.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *