Cultura, Lamego

Contos d’Ouro acende paixão pelos livros na Biblioteca de Lamego

hora_conto_arquivoOs livros continuam a povoar o imaginário das crianças. Embora dediquem cada vez mais atenção aos computadores e a outros equipamentos eletrónicos, o prazer e a curiosidade que uma aventura ou uma fábula despertam nos mais novos não têm comparação. Em cada página, um conto ou um poema tem o poder de estimular o seu imaginário e desenvolver a sua criatividade. Neste sentido, a Biblioteca Municipal de Lamego quer reforçar, pelo terceiro ano consecutivo, os laços com os livros e com a leitura desde tenra idade, através da apresentação de um programa permanente e regular exclusivamente dedicado à temática das histórias infantis – o Contos d’Ouro.

Ao longo do ano letivo em curso, este projeto propõe-se incentivar o gosto pela leitura junto das crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do concelho de Lamego. Os contadores poderão ser, para além da equipa da Biblioteca Municipal, pais, avós ou membros da comunidade local que ambicionam transportar as crianças para outras dimensões.

Em anteriores edições, a recetividade dos mais novos em relação ao Contos d’Ouro tem excedido as melhores expetativas da instituição. Professores e alunos visionam filmes e documentários, leem em conjunto histórias previamente selecionadas e executam em seguida trabalhos criativos de algum modo relacionados entre si. Esta iniciativa pedagógica recorre a uma abordagem mais interessante para divulgar a importância da palavra como um instrumento mágico que produz bem-estar, satisfação e conhecimento.

A iniciativa Contos d’Ouro decorre nas manhãs de todas as terças e quintas-feiras, durante o período escolar, nas instalações da Biblioteca de Lamego, situadas na rua de Almacave. Haverá interrupções nos meses de abril, julho, agosto e setembro. As escolas devem efetuar a sua inscrição prévia através do email biblioteca@cm-lamego.pt ou pelo telefone 254 614 013.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *