Cultura, Montijo

VI Concurso Nacional de Poesia e Ficção Narrativa no Montijo

Biblioteca MunicipalA Câmara Municipal do Montijo vai realizar a cerimónia de entrega dos prémios do VI Concurso Nacional de Poesia e Ficção Narrativa “Montijo Jovem”, no dia 26 de janeiro, às 15h00, no auditório da Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva.

Nesta edição, Ivo Coentro Morais, 25 anos, residente em Corroios foi o vencedor na modalidade de poesia com a obra “O Sol das Palavras”. Diogo Venâncio Godinho, 22 anos, do Montijo venceu a categoria de ficção narrativa com a obra “Pedra na Lua”.

Ivo Coentro Morais iniciou o seu percurso literário aos 12 anos. Participa regularmente em concursos de literatura um pouco por todo o país, como é o caso do “Montijo Jovem” ao qual já tinha concorrido em edições anteriores. O apreço pela escrita é a principal razão para se dedicar à arte de escrever.

Diogo Venâncio Godinho participou, pela primeira vez, num concurso literário. Apesar de estreante em concursos, Diogo Godinho já tem publicado três obras, assim como algumas publicações em antologias com outros autores.

Mais uma vez, o júri, composto pelo professor Manuel Frias Martins, pelo escritor Liberto Cruz e pela professora Helena Barbas, deliberou por unanimidade a atribuição dos prémios.

O júri decidiu, também, atribuir uma menção honrosa, na modalidade de ficção narrativa, à obra “Dom João II: as relações amorosas do maior rei de Portugal” de Tiago Manuel Carvalho.

Os vencedores de ambas as categorias vão receber um prémio monetário no valor de 650 euros cada. A todos os participantes serão entregues diplomas.

Na VI edição do “Montijo Jovem” estiveram a concurso nove obras: cinco de ficção narrativa e quatro de poesia. A Câmara Municipal do Montijo patrocinará a publicação dos trabalhos vencedores, podendo, ainda, promover a publicação de outras obras concorrentes.

O concurso “Montijo Jovem” é uma iniciativa de âmbito nacional, dirigida a jovens residentes em Portugal, com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos. Este concurso procura descobrir e divulgar novos talentos na área da literatura.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *