Sociedade, Vila Real de Santo António

Autarca de Vila Real Sto. António, Luís Gomes, convidado para debater «equilíbrio do mundo» ao lado de destacadas figuras mundiais

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, participa, entre os dias 27 e 30 de janeiro, na III Conferência Internacional «Pelo equilíbrio do Mundo», que terá lugar no Palácio de Convenções de Havana, Cuba.

 

O evento é organizado pela Oficina [Instituto] do Programa Martiano, fundado a 9 de abril de 1997, que tem como missão coordenar todos os eventos que se destinem a homenagear o influente pensador, poeta, político e filósofo cubano José Martí, nascido há 160 anos, no dia 28 de janeiro de 1853.

 

Esta terceira edição reunirá homens e mulheres dos mais diversos países, correntes de pensamento, disciplinas e instituições interessados na vida e obra de José Martí e no debate dos múltiplos desafios do século XXI.

 

Na lista de convidados incluem-se algumas das mais destacadas figuras da política e pensamento mundiais, oriundos de cerca de 40 países, como são os casos do ex-presidente do Brasil, Lula da Silva; do teólogo brasileiro Frei Betto; do prémio Nobel da paz argentino, Adolfo Pérez Esquivel; e do ex-diretor geral da Unesco, Federico Mayor Zaragoza.

 

O autarca vila-realense, Luís Gomes, em representação do município, terá assento na mesa da presidência e fará uma intervenção de fundo onde falará, entre outros temas, sobre solidariedade e políticas sociais.

 

Além das sessões de trabalho das várias comissões participantes, o programa das jornadas inclui sessões solenes e plenários, um simpósio da Unesco sobre cultura ambiental, um fórum juvenil e mesas sobre temas contemporâneos.

 

As jornadas são organizadas em pareceria com o Centro de estudos Martianos e com a Associação Cultural José Martí – entidades que têm como missão ampliar a difusão nacional e internacional do pensamento, vida e obra de José Martí – e têm o apoio de diversas instituições estatais, culturais, educacionais e científicas de Cuba.

 

A participação do município de Vila Real de Santo António na III Conferência Internacional «Pelo equilíbrio do Mundo» dá seguimento aos múltiplos acordos estabelecidos com a República de Cuba em diversas áreas, nomeadamente na cultura, educação, desporto, saúde, desenvolvimento comunitário e reabilitação urbana.

 

A esta proximidade, soma-se o protocolo de geminação estabelecido com a cidade de Playa, em 2006, bem como os acordos de cooperação estabelecidos com os serviços de saúde de Cuba, que permitiram devolver qualidade de vida a muitos vila-realenses.

 

Para estreitar os laços com este país, VRSA tem anualmente organizado o Encontro de Cultura Cubana, iniciativa que integra um cartaz de exposições, filmes e conferências.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *