Lamego, Tecnologia

Lamego Digit@l: um mundo tecnológico bem perto

Lamego DigitalIII2013Abriu as portas ao público em maio de 2007 e desde então os lamecenses, sobretudo os jovens, têm acorrido ao local para acederem gratuitamente à internet em banda larga, através de 15 postos informáticos, ou usufruírem da oferta de rede wireless. A prestar um serviço único no concelho, o espaço Lamego Digit@l assume a dianteira no combate à infoexclusão junto da população e ajuda a afirmar Lamego na sociedade da informação e do conhecimento.

Os números não enganam. De junho de 2007 a dezembro de 2012, passaram por ali 74726 utilizadores, uma média de 620 pessoas/mês que utilizam as tecnologias de informação e da comunicação. Os técnicos asseguram, em permanência, a receção, o apoio e a orientação de referência a todos aqueles que procuram este serviço, localizado no edifício do Bloco da Feira, junto ao futuro Centro Multiusos de Lamego.

Recentemente, o espaço Lamego Digit@l tem intensificado o leque de parcerias com várias instituições públicas da região com o objetivo de proporcionar experiências interativas a um maior número de pessoas que querem aprofundar os conhecimentos relacionados com esta área. Com o Centro de Atividades Ocupacionais da Associação Portas P´ra Vida estabeleceu, por exemplo, um protocolo de cooperação que visa facultar condições adequadas para um aumento da qualidade de vida de pessoas com paralisia cerebral ou situações neurológicas semelhantes. Esta parceria pretende estimular a sua criatividade e torná-los cidadãos mais ativos. Outro exemplo de colaboração é o acordo celebrado com o Ministério da Justiça, através da Direção Geral de Reinserção Social, vocacionado para a prestação de trabalho a favor da comunidade, através do desenvolvimento de atividades socialmente úteis.

Para além de suprimir uma lacuna que existia anteriormente na cidade – a ausência de um serviço público de acesso gratuito à internet -, este equipamento destaca-se pela dinamização de um programa de ações de formação e reflexão sobre as tecnologias da informação, dirigido a diferentes faixas etárias. A iniciativa Faz-te ao Espaço! é uma experiência de aprendizagem que estimula a iniciação ao conhecimento tecnológico. Cada “astronauta” utiliza, durante esta aventura, o seu computador como uma estação espacial, integrando as competências e os conteúdos curriculares associados ao 1º ciclo do ensino básico.

Todos os anos, o espaço Lamego Digit@l também assinala o Dia Europeu Internet Segura organizando iniciativas inéditas no concelho. Na última edição, um encontro juntou cerca de 40 idosos do projeto Sénior ConVida e alunos da Universidade Sénior de Lamego e as crianças vencedoras do prémio Microsoft Escola Inovadora, que estudaram no Centro Escolar do Sudeste (Ferreirim). O trabalho desenvolvido junto da população idosa é, aliás, um vetor essencial da ação desta infraestrutura. Neste sentido, disponibiliza todas as semanas os seus postos informáticos à Universidade Sénior para despertar a curiosidade tecnológica e aumentar a familiarização e autonomia na área informática.

Para o ano que agora se inicia, Lamego Digit@l promete reforçar a divulgação de projetos no domínio digital e a realização de ações de sensibilização e formação, destinadas a públicos-alvo específicos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *