Odivelas

Encontro Nacional sobre Educação e Escola Pública em Odivelas

A Câmara Municipal de Odivelas promoveo Encontro Nacional “Educação e a Escola Pública: Que Futuro?” no próximo dia 25 de janeiro, a partir das 9h30,noauditório do Centro de Exposições de Odivelas.

 

 

O Encontro encerra a Agenda para a Educação – Bom para Crescer que a Presidente da Câmara, Susana Amador, levou a efeito, nos últimos meses, visitando escolas da Rede Pública e aprofundando os contactos com todos os diferentes agentes educativos do Concelho de Odivelas, designadamente, pais, alunos e profissionais do setor.

 

Neste Encontro, ficará patente o reforço da afirmação de Odivelas enquanto “Município Educador” – face aos resultados obtidos na qualificação e alargamento do parque escolar e da oferta educativa, no combate ao insucesso e abandono escolar e na promoção da inclusão social e desenvolvimento do potencial humano.

 

Será, igualmente, uma oportunidade para valorizar e enaltecer o trabalho realizado pelos agentes educativos, pois contaremos com a participação de:

– Coro de alunos da EB 2,3 António Gedeão;

– Coro Coral “Sons e Ideias” de alunos do Agrupamento Escolar Vasco Santana;

– Amostra dos produtos produzidos pela Escola Profissional Agrícola D. Dinis e pela turma CEF da EB 2,3 António Gedeão.

 

De sublinhar ainda a participação de representantes de grupos parlamentares da Assembleia da Republica que integram a Comissão da Educação e Ciência, e também de uma forte componente científica/académica por via da participação de personalidades que se distinguem no setor do ensino e educação, entre os quais, Santana Castilho (presença frequente nos media, é autor de inúmeros livros e artigos), Manuel Carmelo Rosa (conferencista de renome internacional e atual responsável pelo Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo sido anteriormente membro do Conselho Nacional de Educação entre 1995 e 2002, onde coordenou a Comissão – Aprendizagem ao Longo da Vida) e Jorge Rio Cardoso (Professor do ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa; articulista regular do Semanário Expresso e do Jornal de Negócios e autor dos best sellers “Ser Bom Aluno, Bora Lá!” e “Agora é Que Vai Ser”).

 

 

Programa

 

9.15H / 9.30 Horas – Receção dos Convidados e acreditação dos participantes

 

09.30   Horas – Cerimónia de Assinatura dos Protocolos de colaboração e cooperação, no âmbito do projeto SEI!Odivelas com:

. Escola Superior de Saúde de Alcoitão (ESSA)

. Microsoft Portugal (MP)

 

09.45 Horas – Discurso de Abertura: Presidente Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador

 

10.00 Horas – Visionamento de filme “Odivelas: Município Educador”

 

10.10 Horas – Atuação do coro dos Alunos EB 2,3 António Gedeão

 

10.25 HorasPausa para café

 

10.40 Horas – I Painel – Representantes dos Grupos Parlamentares da Assembleia da República. Moderação – Dra. Celeste Correia

 

11.40 Horas – Debate

 

12.30 / 14.30 HorasPausa para almoço

 

14.30 Horas – Atuação do Grupo “Sons e Ideias” – Coro de alunos do Agrupamento Escolar Vasco Santana.

 

 

15.00 Horas – II Painel:

• Professor Doutor Jorge Rio Cardoso

• Professor Doutor Manuel Carmelo Rosa

• Professor Doutor Santana Castilho

• Moderação – Prof. Edgar Oleiro

 

16.15 Horas – Debate

 

17.00 Horas – Discurso de Encerramento: Vereadora da Educação CMO, Fernanda Franchi

 

17.20 Horas – Encerramento

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *