S. João da Madeira, Turismo

Turismo industrial totaliza já 14 mil visitas em S. João da Madeira

O circuito de visitas a fábricas e museu celebra um ano de idade.

No dia 23 de Janeiro o transporte, entradas e serviço de guias serão gratuitos.

 

S. João da Madeira assinala no dia 23 de janeiro um ano dos Circuitos Pelo Património Industrial, o primeiro projeto do género a ser criado em Portugal e que já totaliza 14 mil visitas às fábricas e às instituições ligadas às principais atividades industriais do concelho.

 

Nesse dia as visitas serão gratuitas e incluirão o serviço de guia e transportes desde o Welcome Center do Turismo Industrial, instalado no edifício da Torre da Oliva, até às empresas e instituições a visitar. Feltro, pêlo, têxteis, lápis, calçado caro e exclusivo, métodos de produção antigos e atuais, alguns deles muito inovadores, histórias de gente e de sucesso – o circuito de S. João da Madeira oferece uma particular imagem de uma região (e de um país) vista através das suas fábricas.

 

Entre as visitadas há desde a Viarco, a única fábrica de lápis em Portugal, passando pelas empresas de calçado Helsar e Evereste, pela Cortadoria Nacional de Pêlo e pela Fepsa, referências mundiais da indústria da chapelaria, até à Heliotêxtil, fábrica de passamanarias. Pelo caminho – que só este mês já foi percorrido por mais de 700 turistas – pode visitar-se o Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, instituições que se associaram desde início a este projeto. Faz também parte do circuito o Museu da Chapelaria, único na Península Ibérica e é um dos ex-libris da cidade.

 

S. João da Madeira acolheu em novembro último o 4º Congresso Europeu do Turismo Industrial, sucedendo a Toledo, a Turim e a Angers, que organizaram as edições anteriores. Foi aprovada a Declaração Europeia do Turismo Industrial, a qual instituiu o funcionamento em rede dos diferentes polos espalhados pela União Europeia, e foram laçadas as bases para a constituição da Rede Portuguesa de Turismo Industrial.

 

 

INFORMAÇÃO ADICIONAL:

As marcações para este “Dia Aberto” devem ser feitas no Welcome Center ou

através dos seguintes contactos:

Telefone 256 200 204

E-mail [email protected]

Website www.turismoindustrial.cm-sjm.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *