Educação, Trofa

Trofa participa no Seminário Internacional de Projetos Educativos Municipais a 24 de janeiro no Porto

A Câmara Municipal da Trofa marca presença, a 24 de janeiro, no Seminário Internacional de Projetos Educativos Municipais, promovido pela Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto, no painel “OS territórios como espaço de integração e desenvolvimento pessoal e social”, que terá como presidente da reflexão a Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Trofa, Teresa Fernandes.

 

Este seminário internacional que decorre nos dias 23 e 24 de janeiro, na Biblioteca Almeida Garrett no Porto, está centrado na temática dos projetos educativos municipais – dinâmicas de construção, implementação e monitorização e surge no âmbito do Programa de apoio à elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos educativos municipais e do projeto educativo metropolitano.

 

Este apresenta com principais objetivos analisar e debater as competências municipais no âmbito da educação, refletir sobre formas de regulação territorial da educação, partilhar boas práticas ao nível da construção, implementação e monitorização de projetos educativos municipais de âmbitos nacional e internacional e capacitar os técnicos municipais para o desenvolvimento e implementação de projetos educativos municipais.

 

No primeiro dia do seminário, 23 de janeiro, pelas 14h00, marcará presença na sessão de abertura o Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, Rui Rio, enquanto presidente da Junta Metropolitana do Porto e Joaquim Azevedo, Presidente da Católica Porto.

 

O primeiro tema a abordar será “Descentralização e desenvolvimento municipal e metropolitano” com Luís Valente de Oliveira, Presidente da Assembleia Municipal do Porto, Maria Elisa Ferraz, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vila do Conde e José Maria Azevedo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

 

O painel seguinte irá abordar “As dinâmicas de cooperação intra e intermunicipal no campo da educação e formação” por Isabel Cruz da Direção Geral dos Estabelecimentos de Escolares, César Oliveira Ferreira, Delegado Regional do Norte do IEPF, Lino Ferreira, Presidente da Comissão Executiva da Área Metropolitana do Porto, Guilhermina Rego, Vereadora do Conhecimento e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto. Este painel terá como presidente Isidro Figueiredo, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e Maria do Céu Roldão da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto como comentadora, terminando assim o primeiro dia deste Seminário Internacional.

 

O segundo dia do Seminário, 24 de janeiro, terá início pelas 9h30, a primeira conferência abordará o tema “Territórios Educativos e Conselhos Municipais de Educação” com Fernando Ilídio Ferreira do Instituto da Educação, universidade do Minho. Esta primeira conferência terá como presidente Ana Maria Ferreira, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Santo Tirso e como comentador Valdemar C. Almeida, Coordenador Operacional do projeto PEM da FEP – Católica Porto.

 

Após uma pausa para coffebreak segue um novo painel e debate onde estarão em cima da mesa os Projetos Educativos Municipais – experiências e boas práticas. Aqui serão apresentados os PEM dos Municípios de Gondomar, Matosinhos, São João da Madeira e Sesimbra. Este painel terá como presidente a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Arouca, Margarida C. Belém e como comentador José Matias Alves, diretor científico do projeto PEM da FEP – Católica Porto.

 

Para a tarde, a partir das 14h30, estará em debate a temática “OS territórios como espaço de integração e desenvolvimento pessoal e social com a presença de Roser Bertran Coppini da Universidad Corporativa CIDEU | Vice presidente da Fundación Kreanta. Este painel terá como presidente a Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Trofa, Teresa Fernandes e como comentadora Ilídia Vieira da Comissão de gestão do projeto PEM da FEP – Católica Porto.

 

Seguir-se-ão as conclusões e a sessão de encerramento deste Seminário Internacional – Projetos Educativos Municipais – dinâmicas de construção, implementação e monitorização com a presença de Guilhermina Rego, Coordenadora do Conselho Metropolitano de Vereadores da Educação e José Matias Alves, diretor científico do projeto PEM da FEP _ Católica Porto e Diretor adjunto da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica.

 

De recordar que a Câmara Municipal da Trofa está a levar a cabo o Projeto Educativo Municipal, com base numa relação estreita com a comunidade, valorizando a interação com todos os agentes educativos locais, para criar um instrumento de trabalho que visa delinear estratégias de atuação, que permitam a implementação de linhas orientadoras comuns para todas as entidades que direta ou indiretamente intervêm no desenvolvimento do processo educativo do Concelho.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *