Saúde, Vila do Bispo

Vila do Bispo apresentou Unidade Móvel de Saúde

DSC_0009A apresentação da viatura da Unidade Móvel de Saúde (UMS) adquirida pela autarquia Vila-Bispense pelo valor total de € 74.235,05 foi no dia 18 de janeiro, oficialmente apresentada à população do concelho. A cerimónia contou com a presença do presidente e da vereadora da Câmara Municipal, Adelino Soares e Rute Silva, da diretora executiva do ACES do Barlavento, Rosa Gonçalves, do coordenador do Centro de Saúde de Vila do Bispo, Carlos Filipe, do coordenador do Grupo de Ação Costeira do Barlavento, Moura Bastos e do pároco local Joel Teixeira.

Esta medida que tem como objetivo melhorar a cobertura da prestação de cuidados de saúde à população do município de Vila do Bispo, marca assim o arranque das comemorações do Dia do Município, que se celebra a 22 de janeiro.

A UMS é uma viatura adaptada e equipada que possibilita a prestação de cuidados de saúde, utilizada por uma equipa de profissionais disponibilizada pelo Centro de Saúde local e que tem como principais objetivos a prevenção, a vigilância da saúde e a prestação de cuidados de saúde à população, em especial à mais idosa e ou com dificuldade de acesso àquela unidade de saúde.

A aquisição da carrinha resulta de um protocolo de colaboração assinado entre a Câmara Municipal de Vila do Bispo e a Administração Regional de Saúde do Algarve (ACES Barlavento), no mês julho de 2011.

Para além de adquirir a carrinha, compete ainda à Câmara Municipal assegurar o motorista, o combustível e a manutenção. Por sua vez, o ACES compromete-se a disponibilizar o pessoal de enfermagem e outros profissionais do Centro de Saúde para o funcionamento da UMS e a fornecer os equipamentos médico-cirúrgicos e os consumíveis necessários à prestação de cuidados. Compete-lhe ainda identificar as populações com necessidades de saúde que possam beneficiar com a utilização da UMS.

A aquisição desta Unidade Móvel foi comparticipada pelo programa PROMAR – Programa Operacional das Pescas –  no valor de € 26.212,50.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *