Cultura, Gondomar

“À descoberta do Arquivo” em Gondomar

descoberta_arquivo 329Duas turmas, do 3.º e 4.º anos da Escola Básica n.º 1 de Gondomar, foram no dia 18 de janeiro “À Descoberta do Arquivo”. O projeto, da iniciativa do Gabinete de Arquivo e Património Cultural da Câmara Municipal de Gondomar, tem como objetivo dar a conhecer às crianças do Concelho um pouco mais sobre a história da autarquia.

Após uma visita ao Museu Mineiro, em S. Pedro da Cova (ao abrigo do programa “Novos Horizontes”, também da responsabilidade da Câmara), os 46 alunos do 1.º Ciclo tiveram oportunidade de perceber o que é um documento, o que se faz num Arquivo Municipal e, principalmente, como se pode reconstituir parte da história do Concelho através deste serviço.

Orientados por técnicas do Gabinete de Arquivo e Património Cultural da Câmara de Gondomar, os alunos dos 3.º e 4.º anos ficaram a conhecer, entre outros, a planta original do atual edifício dos Paços do Concelho (cujo projeto data de 1898). Em paralelo também lhes foi explicada, de forma prática, a importância de preservar, corretamente, os documentos – para que estes se perpetuem no tempo. No auditório da Biblioteca Municipal puderam manipular instrumentos de conservação e restauro de papel. Ao mesmo tempo, verificaram o estado de alguns documentos (recentemente recuperados) da Administração do Concelho de Gondomar, antes e após a intervenção da equipa técnica de Arquivo.

Semanalmente, o Gabinete de Arquivo e Património Cultural recebe visitas das escolas locais – sensibilizando para uma área na qual a Câmara Municipal de Gondomar tem vindo a apostar de forma relevante.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *