Cultura, Santa Maria da Feira, Turismo

Tradição secular cumpre-se no domingo em Santa Maria da Feira

Cortejo_ Cívico_Festa das FogaceirasDomingo, dia 20 de janeiro, Santa Maria da Feira celebra a secular Festa das Fogaceiras, a mais emblemática festividade do Município. Mais uma vez, as atenções vão recair sobre as meninas fogaceiras, oriundas de todo o Concelho, que vão desfilar no Cortejo Cívico (10h30) e Procissão (15h30), vestidas e calçadas de branco, com a Fogaça à cabeça.

 

A Festa das Fogaceiras teve origem num voto ao mártir S. Sebastião, em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de proteção, o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce chamado Fogaça.

 

A Festa das Fogaceiras chegou até aos nossos dias com dois traços essenciais: a realização da Missa Solene, com sermão, precedida da bênção das fogaças, celebrada na Igreja Matriz, e a Procissão, que sai da Igreja Matriz, percorrendo algumas ruas da cidade.

 

Com a proclamação da República, acrescentou-se um novo ritual: a formação de um Cortejo Cívico, a partir dos Paços do Concelho rumo à Igreja Matriz, antes da Missa Solene.

 

A Procissão festiva realiza-se a meio da tarde e congrega símbolos religiosos, com destaque para o mártir S. Sebastião, bem como uma representação civil, com símbolos autárquicos, económicos, sociais e culturais de cada uma das 31 freguesias do Concelho, numa curiosa mistura entre o civil e o religioso.

 

Fogaça: símbolo de união e partilha

Tal como outrora, hoje as gentes do concelho da Feira têm a oportunidade de manifestar o culto a S. Sebastião numa festa que é, acima de tudo, símbolo de união e de identidade colectiva. Manda a tradição que, por ocasião da Festa das Fogaceiras, os feirenses enviem fogaças aos familiares e amigos que se encontram longe.

 

A Fogaça é cozida diariamente em várias casas de fabrico do Concelho e distingue-se por tradicionais aprestos, quer no preparo, quer na forma como vai ao forno. Os ingredientes base utilizados na confecção desta iguaria são água, fermento, farinha, ovos, manteiga, açúcar e sal.

 

A Fogaça é comercializada durante todo o ano e utilizada como voto na Festa das Fogaceiras.

 

Festa das Fogaceiras | Programa

Data: 20 de janeiro

Cortejo Cívico | 10h30 | Câmara Municipal » Igreja Matriz

Missa Solene e Bênção das Fogaças | 11h00 | Igreja Matriz

Procissão das Fogaceiras | 15h30 | Igreja Matriz » Ruas da Cidade

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *